Os fluidos são líquidos importantes que seu carro possui e que precisam ser verificados com frequência. Fique sempre de olho neles:
1) Fluidos de freio
O sistema de freios constitui-se num item de segurança do seu carro. Se devidamente regulado e conservado, assegura uma frenagem perfeita, sob as mais diversas condições de trânsito. Portanto, verifique regularmente o nível do fluido de freio do reservatório. Ao menor sinal de irregularidade neste item, como pedal de freio mais baixo ou luz de freio do painel acesa, consulte um mecânico imediatamente.
2) Água e fluido do radiador
Sabemos que os motores trabalham a uma temperatura maior que 100°C e, desta forma, a água sozinha não cumpre a sua principal função, que seria a de refrigerar o motor. Sendo assim, devemos usar no sistema de arrefecimento uma combinação de água e fluido refrigerante, que além de assegurar uma perfeita refrigeração do motor, lhe garante também proteção, evitando ferrugem e consequentemente, vazamentos no sistema.
3) Água de bateria
Verifique periodicamente o sistema elétrico do seu veículo. Examine o nível da água (baterias convencionais) a cada trinta dias e quando necessário, acrescente somente água destilada lembrando de não ultrapassar o nível. Verifique se há oxidação nos pólos positivos e negativos, e caso haja, limpe-os com uma solução de água + carbonato de sódio. Outra dica importante: se for deixar o seu veículo parado por mais de uma semana, desligue o cabo negativo da bateria. Mas atenção, este procedimento não deve ser adotado caso o veículo possua computador de bordo ou som com sistema código.
4) Água para o limpador de pára-brisa
É recomendável que se mantenha neste reservatório uma solução de água + sabão específico, pois em caso de chuva, a combinação pode auxiliar na visibilidade, mantendo o pára-brisa desengordurado e sem a lama, geralmente levantada pelo veículo da frente.
Como funcionam os fluidos do seu carro
Dicas, Manutenção Veicular | 0 Comentários