A família brasileira gasta em média R$ 42,60 com energia elétrica por mês. Se economizar 25% todos os meses, ao longo dos 72 anos de expectativa de vida do brasileiro, ele acumulará R$ 157 mil na poupança! Ao economizar energia elétrica, além de proteger o meio ambiente e evitar o aquecimento global, você poupa um bom dinheiro.
Confira algumas dicas que selecionamos para te ajudar a começar a economizar hoje mesmo:
1 – Desligue todas as lâmpadas que não estiver utilizando e dê preferência às fluorescentes – elas utilizam cerca de um quarto de electricidade e duram oito vezes mais que as incandescentes. A luz natural ainda é a mais ecológica e econômica!
2 – Pinte a casa com cores claras – estas refletem melhor a luz, necessitando 2 a 3 vezes menos de iluminação artificial.
3 – Desligue todos os aparelhos em stand-by e compre eletrodomésticos energeticamente eficientes.
4 –Cuidado com o desperdício na hora de passar roupa – utilize uma tábua de passar que reflita o calor, passando uma grande quantidade de uma só vez e desligando o ferro 5min antes.
5 – Sempre que possível, opte pela ventilação natural – abrindo ou fechando as janelas, de acordo com a necessidade de mais frio ou calor no interior.
6 – Mantenha o gelo longe do seu congelador – descongele-o periodicamente. A acumulação de gelo superior a 5mm faz com que haja um desperdício de cerca de 30% de energia. Na compra, opte pelos modelos “No Frost”.
7 – Verifique periodicamente as borrachas do seu refrigerador e, se necessário, as substitua– elas impedem que o calor exterior entre, o que pode levar o motor a um esforço adicional para estabilizar constantemente a energia interior.
9 – Desligue o computador quando não estiver usando – Apenas o monitor consome 60% da energia utilizada pelo computador.
10 – Poupe energia no exterior da sua casa – instalando sensores de presença de modo a que a iluminação seja ativada com a passagem de alguém pelo local e plantando árvores e arbustos altos (criando sombras no Verão e protegendo a casa de ventos gelados no Inverno).
Adaptado a partir de dicas do Instituto Akatu