Gente que dá choque: por que isso acontece?

, , | 0 Comentários

Sabe quando você vai entrar no carro, cumprimentar alguém, abrir o portão, ou simplesmente esbarra em algo e leva um choque ? Não se assuste!
Apesar do nosso corpo ser eletricamente neutro, apresentando o mesmo número de prótons e elétrons em sua estrutura, um desequilíbrio em que as cargas positivas e negativas se diferenciem na sua quantidade pode acorrer, e é justamente nesse cenário que o choque acontece.
Quando há mais elétrons do que prótons em um corpo, diz-se que ele está carregado negativamente. Já o contrário, ou seja, quando há menos elétrons que prótons no corpo, diz-se que ele está carregado positivamente. Nessas situações o corpo funciona como condutor e descarrega a carga desequilibrada através do contato, causando um choque curto e de baixa intensidade, pois as cargas se neutralizam rapidamente.

andar_descalço
Andar descalço é a melhor opção para neutralizar cargas desequilibradas.

Os choques são comuns em períodos de baixa umidade relativa do ar, o que ocorre principalmente em longos períodos de estiagem, como o que estamos vivendo no momento. Ao perceber que você está “elétrico”, a melhor opção é ficar descalço para que a eletricidade acumulada em excesso no corpo seja liberada para o chão. Outra dica é dar preferência à roupas de fibras naturais, já que o uso rotineiro de roupas sintéticas favorece essas pequenas descargas.
Leia também:
Por que nem todo mundo leva choque no chuveiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *