Além dos materiais básicos, ao realizar uma obra, reforma ou ajuste podemos contar com alguns acessórios que facilitam o processo.
Conheça alguns deles abaixo:
Trena: Fita flexível e graduada, usada para medir a distância de diversas superfícies ou ambientes, sejam eles lineares ou em curvas. Normalmente a fita da trena vem acoplada a um estojo ou suporte com um mecanismo capaz recolhê-la manual ou automaticamente.
Lápis de carpinteiro: Ideal para trabalhos em madeira, ele é utilizado para realizar marcações precisas e garantir cortes perfeitos.
Lanterna: Objeto essencial para quem busca segurança ao realizar uma tarefa em que o ambiente não possua muita luz. Ideal para uso interno e externo, sendo muito utilizada na pesca e no camping também.
Paquímetro: Utilizado para medir precisamente as dimensões de um objeto, trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Pode ser dos seguintes tipos:
– Universal: Realiza medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos, sendo o modelo mais utilizado.
– Universal com Relógio: Possui um relógio acoplado que agiliza a medição.
– Com bico móvel: Ideal para medir peças cônicas ou com rebaixos de diâmetros diferentes.
– De profundidade: Utilizado para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos e rebaixos, entre outros.
– Duplo: Específico para medir dentes de engrenagens.
– Digital: Ideal para controle estatístico, esse paquímetro possui uma leitura rápida e livre de erro.
Grampo: Trata-se de um instrumento utilizado para fixar, firmar ou proteger objetos de modo rígido, garantindo sua imobilidade durante o trabalho. Multiuso, o grampo pode auxiliar diversas áreas como carpintaria, mecânica, construção civil, dentre outras.
Pistola de Cola Quente: Grande aliada para quem trabalha com artesanato, é utilizada para facilitar a colagem de diversos materiais como papel, papelão, plástico, borracha, couro e isopor.
Esquadro: Utilizado na construção civil para medir a conformidade de ângulos de 90º.
Arame: Pode ser encontrado em diversos materiais como latão, ferro ou cobre, puxado à fieira. Normalmente é utilizado para a confecção de cercas.
Talhadeira: Instrumento utilizado para cortar pisos, concreto, alvenaria entre outros materiais. Recomenda-se usar os óculos de proteção a fim de evitar que as lascas do trabalho realizado atinjam os olhos.
Roldana: A roldana, também conhecida como polia, é uma peça mecânica muito comum em diversas máquinas, utilizada geralmente para levantar pesos. Existem dois tipos de roldana:
– Fixas: Esse modelo facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Isso não diminui o trabalho nem a força aplicada, mas torna mais cômoda a realização do esforço físico.
– Móveis: As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para levantar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.