Adequar os sistemas elétricos valoriza o imóvel, gera economia na conta de luz, amplia o conforto e a segurança doméstica e minimiza a possibilidade de perda de bens próprios ou de terceiros em incêndios.
Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser muito bem escolhidos e certificados pelo fabricante. Ela também deve ser feita dentro das normas previstas pela NBR-5410, para segurança dos profissionais e usuários.
O uso de materiais de boa qualidade é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente, assim como as dicas abaixo:
- Contrate profissionais capacitados para a realização de instalações ou manutenções nas instalações elétricas. Nunca realize serviços de natureza elétrica se não há conhecimento técnico deste assunto, pois mesmo achando que um circuito está desligado, pode haver outras fontes de energia que podem causar um acidente.
- Faça uma revisão periódica nas instalações elétricas a pelo menos cada cinco anos, sempre com um profissional capacitado (eletricista, técnico e engenheiro) e principalmente um profissional que esteja atualizado, pois as instalações elétricas mudaram muito nos últimos anos e as tecnologias também.
- A instalação do condutor de proteção, como é chamado tecnicamente o fio terra, em toda a extensão de uma instalação elétrica, é importante, e obrigatório pela lei 1.1337, de 2006. Esta prática vai minimizar os riscos de choque elétrico e garantir estabilidade no funcionamento dos equipamentos.
- Todas as instalações que atendam áreas tidas como úmidas (como cozinha, copa, área de serviço e áreas externas) devem ser protegidas pelo DR – Dispositivo Diferencial Residual, que tem a função de desligar o circuito todas as vezes que um choque elétrico possa acontecer. Este equipamento é para salvar vidas e por isto nunca pode o custo ser a consideração principal para a escolha do produto.
- Nunca substitua um disjuntor por outro de maior amperagem se os condutores (fios) também não forem substituídos, ou o ele terá a sua função comprometida e o risco de um incêndio será eminente.
- Para proteger equipamentos eletroeletrônicos, instale um dispositivo chamado DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, conhecido no mercado como protetor de surto, ou até para-raios eletrônicos. Este equipamento irá desviar os surtos de tensão gerados por descargas atmosféricas para a terra e com isto preservará os equipamentos.
Lembre-se: não adianta ter uma casa bonita por fora e insegura por dentro. Prevenção é a solução!
As dicas são do Programa Casa Segura.
Leia também:
As principais falhas encontradas em instalações elétricas
Os riscos de instalações elétricas mal feitas
A importância do dimensionamento elétrico