Como identificar e tratar trincas, rachaduras e fissuras

, , | 0 Comentários

O primeiro passo quando você se depara com um sinal na parede é identificá-lo: Fissuras são, geralmente, superficiais e atingem somente a pintura ou o azulejo. Assim, podemos encontrar a pintura toda fissurada por defeito na formulação ou na aderência da tinta ou o azulejo todo fissurado por defeito na fabricação ou aplicação do mesmo. Por afetar apenas componentes superficiais, as fissuras não são, geralmente, críticas para a segurança das pessoas.
trincas-rachaduras-fissuras

Trincas são, geralmente, mais profundas e atingem a estrutura da parede, ou seja a alvenaria. Decorrem de recalques da fundação e esforços aplicados além da resistência da parede. Por afetar a alvenaria, geralmente aparecem nos dois lados da parede.

Já as rachaduras são problemas que afetam diretamente o usuário. São aberturas por onde passam a chuva e o vento.

Se você identificar o seu problema como uma fissura, que é apenas superficial e geralmente causada por retrações e dilatações da argamassa do reboco, ela deve ser observada por um tempo para ver se não aumenta e se transforma em algo mais grave como uma trinca ou rachadura. Caso permaneça do mesmo tamanho, a correção é simples e envolve poucos materiais. Você pode utilizar, dependendo da fissura, uma fita de poliéster TNT que preenche a falha sem enrijecer a superfície, evitando que surjam novas fissuras nas proximidades. Depois basta aplicar massa corrida ou acrílica e trabalhar a parede com lixa e pintura. Já se você tem um problema com trincas ou rachaduras, cuidado! Ambas possuem as mesmas características e são fáceis de identificar: são aberturas mais profundas e acentuadas, porém mais complicadas de tratar. Nestes casos é necessário procurar um especialista para uma análise técnica, pois os motivos podem ser diversos – estrutural, fundação, parede, etc). Como elas podem representar um risco à sua segurança e da sua família, é importante priorizar o conserto.

Adaptado do Blog da Leroy Merlin

Leia também:
Na obra, na reforma, nos pequenos reparos: acessórios para todas as horas
Como aplicar pastilhas de vidro sobre os azulejos
6 dicas para evitar dores de cabeça com as instalações hidráulicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *