Existem vários problemas que podem fazer com que uma lâmpada fique piscando constantemente e não acenda. Por isso, vamos guiá-lo em um passo a passo de testes em busca da possível causa.
Antes de mais nada, é importante lembrar que para qualquer verificação em circuitos elétricos deve-se desligar o disjuntor correspondente ao circuito ou o disjuntor geral, por uma questão de segurança. Caso as suas dúvidas permaneçam após verificar as possibilidades sugeridas, é importante consultar um eletricista profissional qualificado.
BOCAL DE LÂMPADA OXIDADO
O bocal pode estar oxidado devido sua fabricação ser em ferro recoberto com cádmio (na parte roscável onde você atarraxa a lâmpada).
Se esse for o caso, faça a substituição por um fabricado com latão puro (aquele metal amarelinho) que é um pouco mais caro, mas de ótima qualidade.
MAU CONTATO NO INTERRUPTOR
Um dos parafusos de fixação do retorno ou fase pode estar frouxo, causando essas piscadelas e não mantendo a lâmpada acesa. A solução é reapertar os parafusos. Também pode ser o desgaste do contato interno no interruptor, sendo necessário a sua completa substituição.
EMENDA MAL FEITA
Uma emenda qualquer nas caixas de derivação (caixa embutida na parede onde está o interruptor ou caixa no teto onde está a lâmpada) pode ter sido mal feita ou não estar ajustada. Pode ser que você não esteja vendo isso porque elas estão cobertas com fita isolante. Será preciso removê-la para fazer a verificação.
Se for esse o caso, a emenda deve ser refeita, bem apertada e devidamente isolada com fita isolante de boa qualidade.
VAZAMENTO DE CORRENTE
Pode ser que haja vazamento de corrente em um dos fios que alimenta essa lâmpada porque ele está descascado em seu percurso dentro do conduíte.
Esse é um problema mais difícil de diagnosticar, pois envolve testes específicos com instrumentos de medição apropriados tais quais um Multímetro ou um Alicate Amperímetro.
A tensão em volts deve ser medida nos dois parafusos ligados ao bocal com o interruptor acionado e a rede elétrica energizada. Da mesma forma, a corrente em ampères da lâmpada, também com ela piscando ou acesa.
Esse processo envolve conhecimentos técnicos que só um profissional eletricista ou eletrotécnico detém.
LÂMPADA COM DEFEITO
Em última instância resta verificar se lâmpada propriamente dita possui algum defeito interno, principalmente se ela for compacta fria (fluorescente roscável).
Para isso, deve-se testar outra lâmpada em perfeito estado e ver se ocorre o mesmo defeito. Sugere-se retirar uma lâmpada de um local onde não haja nenhum tipo de problema em relação ao funcionamento e testá-la no bocal que apresenta o problema.
Se a lâmpada for fluorescente tubular com reator convencional antigo e starter, e estiver com os seus extremos escuros demais, experimente substituir o starter OU a lâmpada.
Com informações do FazFácil
Não esqueça! Se você achar que não está capacitado para realizar esses testes, chame um eletricista profissional para analisar e resolver o defeito.
Bom dia, será que me podem ajudar?
Tenho uma lampada no quarto que por norma só acende após algumas tentativas, ou seja, ligo o interruptor e não acende e vou tentando até funcionar, sabe o que pode estar causando isso?
Obrigado.
Olá Carlos! O ideal é você solicitar a visita de um técnico para descobrir exatamente o que ocorre, pois com estas informações não é possível darmos um parecer exato do problema.
Ola, moro em casa alugada, rede antiga em Barueri SP. fio rígido. aqui tem dijuntor.
na cozinha lampada acende só que a da sala fica piscando, o que pode ser? nao é problema da lampada!
chamei um técnico. o dono da casa tem curso de eletricista e também não sabe, parece ter má vontade.
Olá Paulo! Você pode realizar um teste com a lâmpada em questão em outros bocais para ver se continua piscando, caso sim, o problema está na lâmpada. Caso não, pode ser um problema no bocal da sala. Neste caso, você pode solicitar a visita de um eletricista.
Ola tenho um sitio onde antigamente a luz vinha disto do poste e o.bico deixaram.Esses dias de curioso mas querendo se aprofundar no.assunto comprei um voltímetro que em escala que vai de 6 a ate 380.O senhor poderia m explicar o seguinte mistério? Lá tem.quatro disjuntotes que tem dois as eguites especificações seguindo essa ordem:K32a/B32/240V/3000.
E mais dois assim:K32/C10/240V/3000.
Vem dois fios grossos do poste ligando nestes do K32a,B32 e dai jampeando dois brancos grossos brancos para os K32/C10.Existe uma lâmpada ligada a dois fios de bitola normal para instalação residencial saindo dos disjuntores K32/C10 e dai para um interruptor.Ao medir com o voltímetro em qualquer dos disjuntores,qual quer lado,entrada ,saída da 380 e ao medir o interruptor da lâmpada apesar dela acender não mostra nenhuma corrente,iú seja não acende lampada nenhuma.Qual.o mistério disso?e outra questão: eu poderia estender essa instalação já que esta lá para outro comodo do sítio e teria que colocar dois disjuntores de 60A e dai para esses de 32A cada por segurança ou não.precisa?da para fazer a partir desses disjuntores que já estão lá?
Agradeço sua atenção
Mauiri
Olá Luiz! Infelizmente não podemos ajudar, pois dúvidas a respeito de instalações elétrica ou problemas do mesmo, precisamos estar no local fazendo as devidas medições corretas e com segurança. O adequado é você solicitar um profissional da área para lhe ajudar. Agrademos a participação!
Olá.. estou com um problema em uma lampada a vapor de sódio, gostaria de saber as possíveis causas do não acendimento, pois comprei o material novo, (reator/ignitor/capacitor/lampada/receptáculo) também já conferi a tensão de alimentação, está em 220V.
Poderia ser defeito no material mesmo sendo novo?
Desde já agradeço.
Olá Thiago! A Foxlux trabalha com lâmpadas de vapor metálico. O correto é você entrar em contato com o fabricante do modelo mencionado.
Boa Noite, tenho um rasgo no gesso onde instalei 6 tubulares de led. Uma delas, nao acende quando o interruptor é acionado. Inicialmente achei que estava queimada ou com problema.. mas quando desligo as luzes, a unica que estava apagada liga por 10 segundo e depois apaga. Portanto ja estou achando que nao está queimada. O que pode estar havendo?
Se possivel responder também por e-mail pois nao acesso muito os foruns.
Desde já agradeço e espero que alguem possa me ajudar!
Vitor, não é possível dar um parecer a respeito sem avaliar o local, como você informa que chega a acender por 10 segundos, peço que teste esta lâmpada tubular em outra calha para ver se funciona normalmente, dai vai saber se é problema na lâmpada ou na instalação. Talvez seja por conta de um mal contato.
Tenho um conjunto de 8 lampadasfluorescentes tubular as mesma ligava agora todas nao mais esta todas com os cantos escuros.
Olá Paulo, não entendemos sua dúvida, poderia explicar melhor?
Olá! De repente na minha casa a maioria das lâmpadas deixaram de acender! Achei que tivessem queimado, troquei as lâmpadas, mesmo assim não acenderam. Ao mesmo tempo, minha geladeira começou a fazer um barulho estranho, toda vez que um interruptor era acionado! Não sei o que fazer, pois é somente em uma parte da casa! Seria mais contato?
Olá Irinaura, tudo bem? A casa é antiga? Você chegou a verificar a fiação elétrica?
Teria que fazer um analise melhor em sua rede, mas ja houve caso similar que era problema no neutro da consecionaria, outra vez emenda ruim de neutro na propria instalaçao, cada caso um causo, chame um tecnico de sua confiança para ter um diagnostico mais preciso.
Olá Lucio, tudo bem?
Muito obrigado pela contribuição. 🙂