Disjuntores Termomagnéticos: modelos e curvas de disparo

, | 3 Comentários

Os Disjuntores Magnéticos são chaves automáticas que se desarmam ou se desligam quando atravessadas por uma corrente elétrica que ultrapassa os valores de segurança previstos ou em caso de um curto-circuito.
Ao desarmarem-se, os disjuntores impedem a passagem da corrente elétrica. Deve-se, então, providenciar uma verificação minuciosa para descobrir a causa do problema e efetuar o devido conserto ou manutenção.
Se o circuito voltar ao normal, a chave pode ser novamente armada, sem necessidade de substituição do disjuntor, o que é uma das grandes vantagens que esses dispositivos apresentam em relação aos fusíveis.
Os disjuntores são fabricados em três modelos:
– Monopolar: correntes de 2, 4, 6, 10, 20 e 25 ampères.
– Bipolar: tensão de 240v e correntes de 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 50, 60 e 70 ampères, e tensão 110/220v encontrados em correntes de 6, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 70 ampères.
– Tripolar: tensões de 240v a 480v e correntes de 15, 20, 25, 30, 35, 40, 70, 90 e 100 ampères.
Os disjuntores também se dividem em três tipos de curvas de disparo ou desarme: B, C e D.
As normas de proteção NBR 5410 e NBR 5459 estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal. Já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal.
Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.
Já os de curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.
Por fim, os disjuntores de curva D são indicados para cargas com grande corrente de partida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tensão).
Os Disjuntores Termomagnéticos Foxlux são ideais para proteger instalações elétricas contra sobrecargas e curto-circuitos, tanto em disposições residenciais quanto comerciais e industriais.
Tenha sempre em mente que serviços elétricos devem ser efetuados por um profissional qualificado e de confiança.

Com informações do portal FazFácil

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *