A instalação elétrica é uma das etapas mais importantes de uma obra. Se mal feita, além de colocar a sua segurança em risco, é provável que você tenha despesas futuras desnecessárias.
Para que se tenha uma instalação segura e eficiente o primeiro passo é o projeto elétrico. Nele serão definidos os pontos de luz e eletricidade da casa de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletrônicos a serem instalados. Nessa fase é previsto o uso dos equipamentos de maior carga elétrica e a implantação dos sistemas de computador, telefonia, segurança e até mesmo uma iluminação diferenciada, que use, por exemplo, a tecnologia LED. Com base nessas informações, o projetista determinará o porte da instalação, estabelecendo circuitos, apontando a intensidade da corrente (amperagem) necessária e especificando os materiais elétricos que serão adquiridos. Tal especificação deve ser seguida rigorosamente, sob pena de todo o investimento na obra ser comprometido por um conjunto elétrico inadequado. O projeto elétrico representa entre 5 e 10% do custo total da obra, sem considerar peças de acabamento, como espelhos de tomadas, lâmpadas ou luminárias. Como todos estes produtos requerem um alto padrão de qualidade, é conveniente conhecê-los a fundo para fazer deles um importantes aliados para a segurança e bom funcionamento da edificação.
Sempre que for trabalhar com energia elétrica, faça-o com calma, com o máximo de cuidado, e sempre com a ajuda de um profissional especializado. Algumas dicas adicionais:
- Instale a caixa de luz em um lugar de fácil acesso tanto para você quanto para o leiturista.
- Outro aspecto de grande relevância é a questão da escolha do material. Procure Materiais Elétricos de boa qualidade, que estejam de acordo com as normas regulamentadoras e sejam certificadas pelo INMETRO. Evite o reaproveitamento.
- Procure uma cor especial para identificar o fio neutro e diferenciá-lo do fio Fase. Esse aspecto facilita bastante a execução da instalação, evitando a necessidade de fazer testes toda vez que encontrar uma extremidade de fio.
Com informações do blog Aprenda a Construir e Reformar