As Luminárias de Emergência funcionam com bateria recarregável e fornecem iluminação em situações de falta de energia elétrica, garantindo maior segurança e mobilidade.
Segundo Normas do Corpo de Bombeiros, a sua utilização é obrigatória em condomínios residenciais e comerciais. As aplicações mais comuns ocorrem em escadas de serviço, portas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, casas de espetáculos, restaurantes, escolas, hotéis, academias, shoppings, supermercados, etc.
Como todo equipamento de segurança, as Luminárias de Emergência devem ser testadas a cada 03 meses. A recarga da bateria interna deve ocorrer a cada 90 dias, caso não haja falta de luz nesse período. Quando há falta de energia a recarga deve ocorrer já no dia seguinte, por um período de 24 horas.
O procedimento de teste pode ser feito manualmente, pressionando o botão de teste. Caso a luminária não disponha de um, retire o plugue da tomada ou desligue o disjuntor do circuito correspondente. Em todos os casos as luminárias deverão acender. Caso ela não funcione, providencie o reparo ou a substituição o mais rápido possível.
Recomenda-se que a fixação das Luminárias de Emergência seja feita o mais alto possível, para evitar que alguma pessoa mexa na chave seletora, e para evitar o furto em locais onde haja grande circulação de pessoas.
DICAS RÁPIDAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DA SUA LUMINÁRIA DE EMERGÊNCIA
- Carregue a bateria por 48 horas antes da primeira utilização.
- Descarregue completamente a bateria – tirando ela da tomada – e ligue de novo na tomada a cada 3 meses.
- Com exceção da manutenção eventual, mencionada no tópico anterior, mantenha a sua Luminária de Emergência ligada constantemente na rede elétrica para manter a bateria carregada. Dessa forma, em caso de queda de energia, ela ligará automaticamente.
- Após a volta da energia, mantenha sua luminária na tomada por pelo menos 24h para garantir a recarga completa.
Para carregar a batetia por 24 horas na primeira vez de uso o botão deve estar desligado?
Oi Vera, tudo bem? Conforme consta na embalagem o ideal é que esta primeira carga seja de 48 horas. Você pode deixar selecionado na posição mínima e, após a carga, quando instalar a luminária no local desejado a chave deve estar na posição mínima ou máxima, para que quando faltar energia a luminária se acenda, pois caso esteja na posição desligada não se acenderá.
Boa noite tenho uma luminária foxlux q comprei a 4 anos +- mas nunca funcionou ela só acende o botão de teste quando está ligada na tomada o que pode ser?
Olá Edilene, tudo bem? O ideal seria você ter solicitado a troca no período da garantia, já que você nos informou que ela nunca funcionou =/ Recomendamos que você procure uma assistência técnica e solicite a manutenção do produto, para preservar sua vida útil.
bom dia!
tenho mais de 50 luminárias da foxlux instaladas no prédio que presto manutenção e olhando o site de vocês fiquei com duvidas.
no topico: DICAS RÁPIDAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DA SUA LUMINÁRIA DE EMERGÊNCIA
itens:
“Mantenha a sua Luminária de Emergência ligada constantemente na rede elétrica para manter a bateria carregada. Dessa forma, em caso de queda de energia, ela ligará automaticamente.”
“Não carregue a bateria por mais de 24 horas.”
Não ficou claro estes dois itens. se eu manter na tomada ele não vai ficar carregando direto??
com a carga plena da bateria, quanto tempo a luminária deveria ficar acessa na posição máxima? em caso de falta de luz?
Oi Bruno, tudo bem? Você tem razão, a informação de nossa postagem estava confusa, mas já ajustamos! Quanto à sua dúvida, em caso de queda de energia a luminária de emergência acenderá e, quando for restabelecido o fornecimento de energia, ela se desligará e retornará a carregar sem intervenção. Na posição máxima a autonomia é de 6 horas, já no mínimo é de 3 horas.
bom dia… tenho luminarias foxlux , e a mesma ascende a luz informando que esta ligada , mas não ascende quando faço o teste chave seletora… Gostaria de saber como devo agir e ela ja tem 4 anos de comprada.
Oi Bruno, tudo bem? Provavelmente esta luminária esteja com problema na parte elétrica devido ao tempo de uso. O ideal é você procurar uma assistência técnica que realize manutenção neste tipo de produto 🙂
Qual é a vida útil estimada destas lumiárias?
Qual modelo tem a maior vida útil e qual seria este tempo?
Olá, Rodney! A vida útil da lâmpada da luminária de emergência é de até 25.000 horas. Quanto a bateria ira depender do condicionamento. Conheça o nosso modelo de luminária de emergência, em: https://www.foxlux.com.br/produto/luminaria-de-emergencia-led/
Bom dia!
Acabei de comprar uma luminária Foxlux e gostaria de saber como proceder para que ela tenha um vida útil prolongada.
Será que poderia me enviar o passo a passo?
Devo carregá-la conectada na tomada com o botão no modo desligado por 24h e após esse carregamento a luminaria deverá permanecer na parede sempre conectada à luz,mas com o botão no máximo?
Olá, Catia! Lá vai algumas dicas: a carga deve estar selecionada no botão minimo ou máximo, pois caso no período de carregamento da bateria falte energia ela acenderá. Quanto a primeira carga o ideal é de 48 horas. Como todo equipamento de segurança, as Luminárias de Emergência devem ser testadas a cada 03 meses. A recarga da bateria interna deve ocorrer a cada 90 dias, caso não haja falta de luz nesse período. Quando há falta de energia a recarga deve ocorrer já no dia seguinte, por um período de 24 horas. O procedimento de teste pode ser feito manualmente, pressionando o botão de teste. Caso a luminária não disponha de um, retire o plugue da tomada ou desligue o disjuntor do circuito correspondente. Em todos os casos as luminárias deverão acender. Caso ela não funcione, providencie o reparo ou a substituição o mais rápido possível. Recomenda-se que a fixação das Luminárias de Emergência seja feita o mais alto possível, para evitar que alguma pessoa mexa na chave seletora, e para evitar o furto em locais onde haja grande circulação de pessoas.
DICAS RÁPIDAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DA SUA LUMINÁRIA DE EMERGÊNCIA: Carregue a bateria por 48 horas antes da primeira utilização. Descarregue completamente a bateria – tirando ela da tomada – e ligue de novo na tomada a cada 3 meses. Com exceção da manutenção eventual, mencionada no tópico anterior, mantenha a sua Luminária de Emergência ligada constantemente na rede elétrica para manter a bateria carregada. Dessa forma, em caso de queda de energia, ela ligará automaticamente. Após a volta da energia, mantenha sua luminária na tomada por pelo menos 24h para garantir a recarga completa.
Deixei minha luminária de emergência descarregar por completo e agora não recarrega mais o q fazer?
Kelly, tem que verificar o tempo que está luminária esta em uso, pois talvez a vida útil da bateria tenha chegado ao fim (É POSSÍVEL ADQUIRIR ESTA BATERIA A PARTE) Caso ela seja nova, pode ser um problema na bateria ou na placa. Se estiver dentro do prazo de garantia que é de 6 meses para este produto você pode fazer a troca no local da compra.
Na manutenção de 90 dias devo recarregar na posição min.ou na max.
Olá Adeilson, tudo bem? O ideal é que esta primeira carga seja de 48 horas. Você pode deixar selecionado na posição mínima e, após a carga, quando instalar a luminária no local desejado a chave deve estar na posição mínima ou máxima, para que quando faltar energia a luminária se acenda, pois caso esteja na posição desligada não acenderá.
Só uma dúvida…ela tem que estar sempre ligada na tomada? Mesmo carregada tem que se manter na tomada?
Olá Cassiano, tudo bem? Sim, pois quando ocorrer o corte de energia a luminária acenderá automaticamente, caso contrário o processo será manual.