Como medir corrente elétrica

, , | 0 Comentários

Amperagem é a quantidade de corrente elétrica que passa por um componente elétrico, como um fio, por exemplo. Especificamente, amperagem mede o número de elétrons passando por um determinado ponto em um dado período de tempo, sendo 1 Ampere (simbolizado por “A”) equivalente a 1 Coulomb por segundo. A medição de amperagem é uma atividade importante quando se trabalha com circuitos elétricos, principalmente para assegurar-se de que os fios não estejam recebendo mais corrente elétrica do que a quantidade para a qual foram projetados. A amperagem pode ser medida com um instrumento especial denominado multímetro.
Siga os passos a seguir para medir corrente elétrica:
1) Determine o limite de amperagem para seu multímetro digital
Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir voltagem, resistência e amperagem. Cada modelo é projetado para medir uma determinada quantidade de corrente elétrica, e este limite precisa ser compatível com o circuito elétrico a ser medido. Por exemplo, a passagem de 200 A por um multímetro projetado para 10 A ocasionará o rompimento do fusível. O limite de amperagem estará indicado no aparelho ou no manual do produto.
O Multímetro Digital com Alicate Amperímetro Foxlux mede tensão contínua e alternada e corrente alternada até 1000A, resistência, e realiza testes de diodo e continuidade.
2) Selecione a função apropriada no multímetro
A maioria dos multímetros possui funções para medição de várias grandezas distintas. Para medir amperagem, é necessário selecionar a função para medição de corrente contínua (DC) ou alternada (AC), de acordo com o circuito elétrico a ser testado. A fonte de energia do circuito determinará o tipo de corrente. Por exemplo, a energia doméstica utiliza corrente alternada, enquanto uma bateria utiliza corrente contínua.
3) Selecione a escala no multímetro
Para assegurar-se de que o fusível não seja danificado, selecione a escala com limite de amperagem bem acima da leitura pretendida. Caso o display do multímetro não apresente nenhum valor quando conectado ao circuito, selecione uma escala menor.
4) Insira os plugues nos terminais apropriados
Seu multímetro possui dois cabos, cada um contendo uma ponta de prova em uma ponta e um plugue na outra. Conecte os plugues nos terminais do multímetro designados para medição de amperagem.
5) Conecte o multímetro ao circuito para medir a corrente
Desligue todos os disjuntores e faça um teste para certificar-se de que a corrente alternada está desligada antes de iniciar o trabalho e manusear quaisquer fios, principalmente os desencapados. Não trabalhe em ambientes molhados ou com umidade elevada, pois pode haver condução elétrica, causando acidentes. Use luvas de borracha resistentes. Considere que o isolamento dos fios pode estar comprometido por danos acidentais durante a instalação ou por serem antigos. A falta de isolamento pode causar choque elétrico. Corte o fio em um único ponto e retire o isolamento das duas pontas expostas. Conecte-as separadamente às pontas de prova do multímetro. Faça a medição somente após os fios estarem firmemente conectados às pontas de prova. Assegure-se de que os fios, principalmente as partes expostas, não possam tocá-lo. Ligue o disjuntor e ajuste a sensibilidade do multímetro caso nenhum valor seja mostrado no display.

Fonte: WikiHow

>> SE O SEU MULTÍMETRO É FOXLUX, CONSULTE O LINK A SEGUIR:

>> SE VOCÊ AINDA NÃO POSSUI UM MULTÍMETRO:

>> PARA INFORMAÇÕES E DICAS ADICIONAIS, ASSISTA O VÍDEO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *