O período de férias escolares exige atenção redobrada dos pais para evitar acidentes domésticos, inclusive aqueles que envolvem a energia. Para evitar acidentes ou minimizar os riscos de choques elétricos, medidas simples podem ser tomadas.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos.
Outro alerta importante é o cuidado que se deve tomar em relação às pipas, uma brincadeira comum no período de férias. Soltar pipa em áreas próximas a rede elétrica pode causar acidentes, inclusive fatais, por descarga elétrica. Além disso, as linhas de cerol oferecem riscos à população, principalmente aos motociclistas. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
Em casos de acidentes com energia elétrica, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligar o disjuntor ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.