Eletricidade é coisa séria e pode representar um grande perigo para as residências. Fios desencapados, emenda de eletrodos sem caixa de passagem, utilização incorreta de condutores, falta de aterramento adequado, vários eletrodomésticos ligados na mesma tomada são algumas das condutas inadequadas que podem custar a vida de uma pessoa. Confira algumas dicas práticas para manter as suas instalações em dia:
1) Manutenção
A rede elétrica deve passar por manutenção a cada dois anos. Peça para profissionais qualificados fazerem a inspeção. Muitas vezes, durante a construção da casa ou obras, o isolamento dos cabos pode ser danificado, o que é um risco grande.
2) Fios e Tomadas
Cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças na casa. Verifique se os fios estão bem encapados e tampe as tomadas com protetores encontrados em lojas de decoração e materiais de construção.
3) Chuveiro Elétrico
Nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado. Desligue a fonte para isso, pois o banheiro é uma área de muita umidade, o que não combina com energia elétrica.
4) Geladeira
Geladeira ou qualquer equipamento que esteja dando pequenos choques, mesmo aqueles quase imperceptíveis, precisam ser trocados. Esses objetos não podem ser doados ou, como muitas vezes ocorre, levados para a casa de praia, onde serão menos usados.
5) Lâmpadas
Mesmo para algo simples como trocar lâmpadas, a fonte deve estar desligada. As pessoas acham que se levarem um choque, será fraco e não trará problemas, mas esquecem de que podem perder o equilíbrio por causa disso e cair da escada. Muitas vezes o que é fatal é a queda.
6) Secador de Cabelo, Chapinha e Barbeador
Use-os no quarto ou em um local bem seco, evitando as áreas molhadas do banheiro. Não os use com o corpo ainda molhado, após sair do banho. No caso dos barbeadores elétricos, prefira modelos à pilha.
9) Cercas elétricas
Cercas elétricas devem ser instaladas por empresas especializadas. Questione se há um engenheiro eletricista responsável pela instalação.
10) Jardins e Calçadas
Não construa nem plante árvores de grande porte sob a rede elétrica. Não corte grama em dias muito úmidos ou chuvosos. Instale antenas de TV longe da rede elétrica.
11) Iluminação de Piscinas e Áreas Externas
Para a iluminação interna da piscina, use somente fibra ótica. Para iluminação externa, não instale postes ou objetos metálicos próximos da piscina.
CASOS ESPECIAIS
Enchentes
Se sua casa está molhada, desligue o disjuntor imediatamente. Antes disso, não manipule nenhum equipamento elétrico, pois há risco de choques. Não acenda a luz ou velas, pois pode haver vazamento de gás, ocasionando explosões. Use apenas lanternas.
Trovoadas e Raios
- Não toque em equipamentos que estejam ligados na tomada.
- Não use celulares ou pequenos dispositivos que estejam carregando.
- Saia de perto das janelas e portas.
- Não use o telefone fixo, pois ele também está ligado na rede. Use o celular, mas nunca com o carregador na tomada
Fonte: Programa Casa Segura
Amei as dicas, muito completas e detalhadas, muito obrigada!
Olá! Que bom que gostou 🙂