Lâmpadas LED podem ajudar a conter o aquecimento global

, , , , , | 0 Comentários

led-foxluxOs efeitos causados pelo aquecimento global são cada vez mais perceptíveis. Ondas de calor, derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos e poluição são consequências da emissão de gases do efeito estufa, e o baixo consumo das lâmpadas LED pode poupar quantidades preciosas de dióxido de carbono (CO2), o principal desses gases.
A iluminação representa uma parcela importante do dano causado pelo homem à atmosfera. De acordo com a IEA (Agência Internacional de Energia), a luz elétrica consome 19% de toda a produção global de eletricidade. A energia despendida pela iluminação é igualmente pesada na emissão de gases: todo ano lança 1900 Mt de CO2 na atmosfera, o equivalente a 70% do que é expelido pelos carros de passeio de todo o mundo.
O cientista ganhador do Nobel, Shuji Nakamura, defende a propagação da iluminação LED como alternativa. “Para evitarmos o aquecimento global, temos de reduzir o consumo de energia drasticamente, mas, no campo da eletricidade, hoje, a única opção são os LEDs”, afirmou durante uma palestra em abril realizada em Macau.
Nakamura faz parte do trio de ganhadores do prêmio Nobel de física de 2014 pela concepção do LED azul, o que viabilizou o uso da tecnologia na iluminação arquitetônica. A tecnologia LED diminui o consumo de energia em até 90%, com uma utilização eficiente da potência consumida, focada no ponto a ser iluminado e com uma mínima emissão de calor. Enquanto as lâmpadas incandescentes perdem 95% da energia consumida em calor, o LED perde somente 5%.

ganhadores-nobel-lâmpadas-ledIsamu Akasaki, Hiroshi Amano, and Shuji Nakamura, ganhadores do Nobel de Física em 2014.

Só uma unidade de lâmpada incandescente solta 2,7kg de CO2 na atmosfera. O LED emite 450g por unidade, 84% a menos do que a tradicional. Mesmo no processo de fabricação do LED, considerando seus componentes eletrônicos, o impacto ambiental é menor, pois a alta duração do LED diminui a quantidade de produção.
O uso do LED nos diversos setores da sociedade otimiza a iluminação como conhecemos. Além do sistema contar com 98% de componentes recicláveis e uma longa duração, o que diminui a geração de resíduos, a tecnologia também não emite calor ao ambiente.
Estudos recentes estimam que 2015 seja o ano mais quente da história. Só no período de janeiro a junho de 2015, a temperatura superou a média do século 20 em 0.85°C, superando o registro de 2010 em 0.09°C, que foi o último ano sob os efeitos do fenômeno El Niño, que mudou o clima mundial. Os dados são da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), organização americana que monitora o clima.
Conheça a Linha LED Foxlux e desfrute dos benefícios que somente as lâmpadas LED podem proporcionar à sua casa ou negócio, ao seu bolso e ao planeta:

Com informações da Maxpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *