Um circuíto elétrico é um circuito fechado onde existe uma fonte geradora de energia elétrica e uma carga que irá consumi-la, tudo isso interligado por condutores. Dentre os elementos que podem fazer parte deste circuito estão os dispositivos de manobra.
Dispositivos de manobra são componentes eletromecânicos ou eletrônicos responsáveis por impedir ou permitir a passagem de corrente elétrica entre a fonte e a carga através de manobras como desligamento ou acionamento. Nesse sentido, um dispositivo de manobra comum a todas as pessoas são os interruptores, responsáveis por impedir ou permitir corrente elétrica da fonte de energia, no caso a concessionária, até as lâmpadas.
Além dos interruptores, outro componente comum que cumpre a função de manobra é o disjuntor, que além de ligar e desligar circuitos, ainda acumula a função de proteger os mesmos.
Os dispositivos de manobra fazem parte do controle de um circuito, assim os circuitos elaborados são constituídos de fonte, carga, condutores e controle. No meio da eletricidade industrial, por exemplo, pode-se dizer que os acionamentos de máquinas elétricas, seja através de comandos elétricos ou da automação industrial, são uma elaboração de circuitos de manobras em vários níveis.
Com informações do Mundo da Elétrica