Aprender a soltar as porcas da roda de um carro é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que dirija, pois nunca se sabe quando o pneu vai furar. Felizmente, não é tão difícil assim, e há alguns truques para remover até mesmo as porcas mais apertadas:
1) Remova a calota (se for o caso) e localize as porcas. As calotas geralmente são presas por grampos de metal, pelas porcas em si ou por travas plásticas.
- Se a calota for presa por grampos, remova-os usando a ponta plana da chave de roda ou uma chave de fenda.
- Se ela estiver segura pelas porcas, só será possível removê-la após soltá-las. Do contrário, você corre o risco de quebrá-las.
- Se o método utilizado for as travas plásticas, será preciso removê-las com uma chave de roda (evite força excessiva ao colocá-las de volta no lugar).
2) Examine as porcas. As rodas de carros, caminhonetes e outros veículos são afixadas ao eixo por quatro ou seis porcas localizadas no centro delas. Alguns carros europeus têm parafusos em vez de porcas, mas o processo de remoção é exatamente o mesmo.
- Em alguns modelos, são utilizadas porcas de fixação para evitar que os carros sejam roubados. Elas geralmente são necessárias para uma das porcas, e ela será diferente das outras. Para destravá-la, é preciso uma chave especial.
3) Use uma chave de roda para remover as porcas. Assim como um macaco e um estepe, essa ferramenta é obrigatória para todos os carros. A chave de roda deve se encaixar perfeitamente nas porcas das rodas e, na maioria dos casos, não será preciso nenhuma outra ferramenta para soltá-las.
- A chave de roda pode ser reta ou em formato de cruz. As ferramentas em formato de cruz facilitam o processo, pois você pode segurá-las em ambos os lados e girar com toda a força do braço.
4) Comece a soltar as porcas. Use a resistência criada pelo contato entre o pneu e o chão para facilitar o procedimento. Assim, a roda não vai girar, e você vai conseguir trabalhar bem mais tranquilamente.
5) Encaixe a chave de roda numa das porcas e gire em sentido anti-horário. Gire a ferramenta apenas após tê-la encaixado bem, fazendo força até sentir que a porca começou a soltar. Não é preciso tirá-la totalmente, apenas use a chave para soltar a porca o suficiente para que você possa terminar de removê-la com os dedos.
6) Continue soltando as porcas. Não importa com qual delas você decidir começar. Escolha uma e então continue trabalhando em um padrão de “estrela”, ou seja, pulando a porca adjacente àquela que acabou de soltar. Assim, a roda continuará centralizada. Esse método é mais importante na hora de recolocá-la, porém, é bom já ir se acostumando e criando o hábito correto.
- Quando todas as porcas estiverem soltas, é hora de levantar o carro com o macaco hidráulico. Em seguida, termine de retirar as porcas manualmente e remova a roda para completar qualquer conserto necessário.
Com informações do wikiHow