O câmbio, que também atende pelo termo “transmissão”, é um componente mecânico utilizado pelos veículos motorizados para transmitir a força produzida pelo motor às rodas. Confira 10 fatos sobre ele:
1. O barulho metálico que se escuta ao não conseguir engatar uma determinada marcha na transmissão manual se deve a uma falha de acoplamento entre os dentes da luva de engate com a engrenagem.
2. Quando o veículo está andando para frente e se tenta acionar a ré, ocorrerá o mesmo barulho, já que a engrenagem utilizada para inverter o sentido não poderá ser acoplada – exceto em veículos com ré sincronizada, que permite acionar a marcha reversa com o veículo a baixas velocidades.
3. Nunca force um veículo automático a pegar no tranco, pois o sistema que lubrifica a caixa de transmissão não funciona com o carro desligado, o que provoca atrito entre as peças e consequentemente danifica o câmbio.
4. Antigamente, os câmbios manuais garantiam um melhor aproveitamento do desempenho do carro, mas com a evolução das transmissões automáticas, automatizadas e CVT, as transmissões independem da ação do motorista e já são mais rápidas e econômicas.
5. Os números 1, 2 e 3 que aparecem em algumas transmissões automáticas permitem limitar o veículo àquela marcha, podendo ser utilizado como um freio-motor em descida, por exemplo.
6. Os seletores de marchas por borboletas atrás do volante ou por botões na alavanca dos câmbios automáticos e automatizados não mudam o tempo necessário para a caixa de transmissão trocar de marcha, sendo apenas uma forma de enviar ao sistema os comandos desejados pelo condutor.
7. Nos câmbios automáticos existe uma pequena tampa, normalmente localizada ao lado da alavanca com a denominação “shift lock”. Esse dispositivo permite destravar o câmbio em situações de emergência ou quando o veículo precisa estar em ponto morto. Como alguns sistemas só permitem tirar a chave do contato quando a alavanca está em “P” (Park), é preciso abrir a tampa e destravar o câmbio para mudar para a posição “N” (Neutro).
8. A função overdrive atua como uma sobremarcha – normalmente a última – que serve para reduzir as rotações do motor em velocidades de cruzeiro, diminuindo o consumo de combustível tanto nas transmissões manuais, como nas automatizadas e automáticas, exceto no câmbio CVT.
9. Caixa de redução é uma caixa de engrenagens acoplada ao câmbio que permite multiplicar a força enviada às rodas. Esse item é normalmente encontrado em veículos 4×4.
10. Alguns câmbios automatizados já possuem a função “creeping”, que faz o veículo avançar lentamente sem que o acelerador seja pressionado – como um automático convencional. Este sistema não desgasta a embreagem, pois ele controla o torque e a rotação do motor para evitar desgastes prematuros e aumento do consumo de combustível.
Fonte: iCarros