Além da escolha das cores das paredes, do tipo de piso e móveis, a iluminação também é um fator essencial para tornar um ambiente mais aconchegante. Confira 5 dicas que podem ser utilizadas em um projeto novo ou reforma:
1) Na sala de TV, abuse da iluminação indireta
A iluminação indireta é aquela na qual as lâmpadas não são visíveis, ou seja, a luz é refletida para o ambiente. São encontradas nos vãos da decoração do teto, ou em spots apontados para cima. Como as fontes de luz estão escondidas, não criam reflexo na tela da TV.
2) Pinte o teto e as paredes onde a luz incide de cores claras
As paredes e o teto têm uma função fundamental na iluminação dos ambientes, já que refletem as luzes, distribuindo-as pelo ambiente. Como cores claras refletem muito mais luz, você pode economizar na potência ou quantidade de lâmpadas.
3) Aproveite ao máximo a luz natural
A luz natural é a mais agradável em qualquer ambiente. Por isso, bons projetos arquitetônicos são construídos com janelas grandes e outros recursos que permitem que a luz penetre e se espalhe no ambiente. É possível otimizar ainda mais esse efeito com o posicionamento adequado de espelhos e paredes.
4) Abuse das lâmpadas LED para iluminar detalhes
Com a evolução tecnológica, é possível usar lâmpadas modernas, econômicas e eficientes para valorizar elementos chave da decoração, como quadros ou esculturas. Também cresce cada vez mais a aplicação da tecnologia LED na iluminação de prateleiras ou nichos, criando efeitos únicos no visual da casa.
5) Invista em tecnologia para uma casa pronta para o futuro
Se você quer impressionar e preparar a sua casa para o futuro, existem diversas soluções para as chamadas “casas inteligentes”. São sistemas de iluminação inteligentes, convenientes e sustentáveis. Nesse contexto, as lâmpadas LED são indispensáveis.
Fonte: Mogmo