Quase todos os condutores sabem que um carro com a bateria descarregada poderá voltar a funcionar através de uma ligação popularmente conhecida como chupeta, que utiliza um cabo para recarga e outro carro de bateria cheia. As baterias automotivas são projetadas para produzir corrente elétrica necessária para ligar o motor, e esse procedimento de rotina poderá tornar-se perigoso se os cabos forem conectados da maneira errada – se o terminal positivo de uma bateria estiver conectado no terminal negativo da outra. O dano resultará de um fluxo elevadíssimo da corrente que pode:
Causar danos às baterias
Conectar o terminal positivo de uma bateria com o terminal negativo de outra resultará em uma grande elevação da corrente elétrica entre as duas. Isso causará um aquecimento muito rápido, e nas baterias de ácido – o tipo mais comum -, acarretará uma grande emissão de gás hidrogênio dentro da bateria carregada. O calor pode queimar as partes internas e externas, enquanto a pressão do hidrogênio pode rachar o invólucro da bateria. Depois que ele estiver rachado, o escapamento de hidrogênio poderá inflamar e explodir.
Danificar os cabos para recarga de bateria
Os cabos para recarga de bateria não foram projetados para transmitir elevadas correntes de energia elétrica, sendo que, rapidamente eles atingirão temperaturas muito elevadas. Isso poderá derreter os isolamentos dos cabos e expor perigosamente a pessoa em contato direto com os cabos elétricos. O calor também poderá derreter a solda e outros componentes que fixam os cabos aos grampos.
Comprometer o alternador
O aumento da corrente elétrica poderá estourar o fusível ou o elemento que protege o sistema elétrico do veículo. Se o motor do veículo com a bateria carregada for mantido em funcionamento, a corrente elétrica poderá danificar o alternador do veículo.
Comprometer componentes eletrônicos
Quando os cabos para recarga de bateria são colocados de maneira invertida, a polaridade do sistema elétrico do veículo juntamente com a bateria descarregada será revertida em poucos segundos. Isso poderá danificar muitos componentes eletrônicos que são comuns nos veículos, tais como computadores de bord0 e sensores.
Com um cabo mais longo e mais espesso, o Cabo para Recarga de Bateria Foxlux garante maior praticidade e segurança ao recarregar a bateria do seu carro.
Coloquei os cabos invertidos no meu carro não cheguei a conectar pois ficou e a gente foi verificar posição e arrumamos a conexão hoje vimos que a Central estava danificada pode ter sido pelos poucos segundos dos cabos invertidos.va
Oi Valdir! Obrigado por sua contribuição! Com certeza sua experiência será útil para outras pessoas.
Nossa, bom saber, muito obrigada
Que bom que gostou 🙂
Hj meu carro descarregou a bateria (deixei o farol aceso). O painel ainda acendia, mas não tinha força pra ligar o carro. Chamei o SOS do seguro mas o “profissional” inverteu os cabos da bateria ao fazer uma chupeta. Meu carro não estava ligado na ignição e a ligação errada deve ter perdurado uns 3 a 4 segundos. Após o ocorrido o procedimento foi realizado da forma certa e o carro pegou, sem nenhum prejuízo aparente aos módulos e parte elétrica do carro…está TD funcionando. Minha dúvida é se existe risco de algum prejuízo oculto, e se existe necessidade de uma revisão elétrica, em decorrência do episódio. Se puder ajudar, serei grato!
Olá Roberto, tudo bem? Não tem problema nenhum. 🙂