No compartimento onde está localizado o motor do seu veículo existem várias correias, cada uma com uma atribuição diferente.
Para conhecer um pouco mais sobre suas principais funções no carro, além dos cuidados que você precisa ter, confira as informações a seguir:
Tipos de correia
Serpentina | Correias tipo serpentina têm pouca espessura e são bem largas. Na maioria dos carros que usam esse tipo de correia, ela movimenta vários acessórios.
Em V | As correias em V têm esse nome devido a sua aparência. Elas tem um perfil transversal que lembra, aproximadamente, um V. Em geral, veículos que usam correias em V têm várias delas, cada uma movimentando um ou mais acessórios.
Dentada | A correia dentada liga o virabrequim ao eixo do comando de válvulas. Ela fica coberta por uma proteção, na frente do motor. A correia dentada estabelece uma ligação fixa entre o virabrequim e o comando de válvulas, mantendo esses dois elementos sincronizados. Em alguns carros, ela também é aproveitada para movimentar as bombas de óleo e água. Nem todos os motores utilizam correias dentadas. Alguns utilizam engrenagens ou correntes para o mesmo fim.
As correias dentadas podem estragar do mesmo modo que as outras. A diferença é que, caso ela quebre ou escorregue, o motor para de funcionar e pode sofrer sérios danos internos. Empenamento de válvulas e danos aos pistões são alguns dos problemas mais comuns causados pelo rompimento da correia dentada. O conserto sempre sai muito caro, mas é fácil evitar que isso ocorra. As fábricas sabem qual a duração média das correias e sugerem a que intervalos elas devem ser trocadas. Consulte o manual do proprietário para saber quando a hora de trocar a sua chegar!
O que verificar
Cheque as correias com o motor desligado e, preferivelmente, frio. Isso evita possíveis queimaduras e ferimentos causados por alguma peça em movimento.
Observe cuidadosamente as bordas e a parte interna das correias. Qualquer sinal de desgaste indica que a correia precisa ser trocada e pode indicar, também, que algum acessório ligado a ela pode estar com problemas.
Também é preciso verificar a tensão da correia e, se preciso, ajustá-la. Correias muito esticadas podem causar desgaste prematuro nos rolamentos dos acessórios e do próprio motor. Se estiver frouxa, a correia desliza e faz ruído, causando queda na performance dos acessórios. A regulagem errada também provoca desgaste na própria correia. Existem modos de verificar com precisão regulagem das correias, mas também é possível verificar a tensão manualmente. Isso se faz pressionando a correia no meio de sua maior parte livre. Ela não deve ceder mais de dois centímetros.
Os sinais de desgaste
Vitrificação | A área de contato da correia fica lisa e brilhante quando ela desliza nas polias. Correias vitrificadas perdem a aderência e causam ainda mais deslizamento. Óleo ou graxa nas polias também podem provocar a vitrificação.
Óleo | Graxa, óleo e outros fluidos nas correias causam vitrificação e aumentam o escorregamento. A contaminação por fluidos também pode deteriorar a correia.
Emborrachamento | O material da correia se desgasta e se acumula nas polias. Isso pode acontecer devido à tensão, desgaste ou desalinhamento das polias.
Rachaduras | Rachaduras acontecem quando as correias são expostas ao calor e tensão excessivos.
Decomposição | Quando as rachaduras se aprofundam, se soltam pedaços de borracha