Ter um animal de estimação como um cachorro é sempre uma grande alegria e responsabilidade para qualquer um. Os cuidados que um pet demanda são essenciais para que ele tenha uma vida digna e saudável, e estar sempre atento a eles é imprescindível.
Uma das necessidades básicas dos amiguinhos de quatro patas é uma casinha, e, hoje, trazemos dicas importantes para te ajudar a construir uma perfeita para ele.
1 – Defina o tamanho de acordo com seu cachorro
Antes de qualquer coisa você precisa definir o tamanho da casa, e isso precisa ser decidido de acordo com as dimensões do seu cachorro. O ideal é que ele possa ficar confortável quando estiver deitado ou de pé, e ainda possa dar uma volta em torno de si mesmo sem problemas.
Com o tamanho definido, escolha também o local onde a construção ficará. Um terreno muito diferente, por exemplo, pode exigir características específicas no projeto.
2 – Escolha material de qualidade
O material mais indicado para construir uma casa para o seu amiguinho é a madeira, pois ela absorve e retém o calor e protege dos ventos e chuvas. Entretanto, é importante escolher madeira de boa qualidade, para que ela dure mais tempo e mantenha seu cachorro a salvo das mudanças climáticas.
Boas opções de madeira são: jatobá, ipê e peroba.
3 – Planeje os “cômodos”
Tenha em mente como ficará dividida a casa e os cômodos para que o projeto faça sentido e não deixe seu animal muito exposto. A melhor escolha é deixar a porta no canto, para que o cachorro possa, enquanto dormir, ficar coberto pelas paredes. Uma sugestão é fazer uma parede interna que crie um “quarto” e o deixe ainda mais protegido.
4 – Pinte e personalize
Use tinta atóxica para personalizar e deixar a casinha com a cara do seu companheiro. É uma boa forma de deixar mais aconchegante e de identificar a morada do seu cãozinho.
5 – “Recheie”
Coloque na casinha coisas que deixarão seu amigo mais confortável, como carpetes, puffs ou mantas. Os brinquedos também são ótimas possibilidades. Dessa forma ele ficará com mais vontade de usar a casinha e diminuirá as chances dele rejeitar o seu presente para ele.
Todo cuidado é pouco com os animais de estimação, e esperamos que com essas dicas você possa deixar a vida do seu amiguinho muito melhor.