A diferença básica entre a lâmpada incandescente e a lâmpada fluorescente está relacionada ao mecanismo que cada uma utiliza para emitir luz.
A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo (fluorescente), a luz é emitida por um gás. A maior parte da energia fornecida na lâmpada fluorescente é transformada em luz, e, por esse motivo, ela tem um rendimento muito maior que a lâmpada incandescente, que produz muito mais calor.
A durabilidade de uma lâmpada incandescente é muito inferior à de uma fluorescente, pois o filamento de
tungstênio vai se estragando com o uso da lâmpada. A vida útil de uma lâmpada incandescente tem o limite médio de 1.000 horas, enquanto a de uma lâmpada fluorescente pode chegar a 8.000 horas.
Uma das evidências de que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas é o fato de elas conseguirem atingir a mesma luminosidade que as incandescentes, tendo potência (em WATTS) muito menor que estas. Por exemplo: é possível substituir uma lâmpada incandescente de 60 W por uma fluorescente de 15 W sem prejuízo de luminosidade.
Apesar da vantagem econômica das lâmpadas fluorescentes, elas são vendidas por um preço mais elevado que as incandescentes. Entretanto, o investimento é sem dúvida compensador, tendo-se em vista as posteriores reduções no consumo mensal de energia elétrica.
Qual é a sua escolha?
man, foi de muito bom proveito esse artigo enriqueceu muito meu tcc, vlw
Ficamos felizes em ter te ajudado Andrew 😉
Muito bom parabéns
Obrigado Helio!