Os diferentes tipos de corrente elétrica derivam da implantação da eletricidade no Brasil. No início do século XX não existiam empresas do ramo da eletrificação no país e nós sofremos a influência dos Estados Unidos, que produziam a voltagem de 110V (hoje 127V), e da Europa, que era voltada a de 220V.
Ambas possuem o mesmo desempenho, consumo e grau de periculosidade. Enquanto a voltagem de 220V possui fios mais finos e, portanto, mais resistentes à corrente de elétrons, a de 127V conta com componentes de maior espessura, para facilitar a passagem de energia.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
A ideia de que os aparelhos 220V são mais econômicos do que os 110V é equivocada. Os aparelhos de 220V consomem, de fato, um pouco menos de energia porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente que utilizam, mas ainda assim a diferença é muito pequena.
127V ou 220V?
Curiosidades, Materiais Elétricos | 2 Comentários
ERRADO
A economia em aparelhos de alta potência em 220v chega a 30%. Muito pequena hã?
Adoraríamos saber mais sobre o assunto, Felix! Você consegue nos explicar, por favor? Confira o que diz o Mundo da Elétrica sobre o assunto: http://www.mundodaeletrica.com.br/220v-consome-menos-que-110v/. Obrigada pela colaboração!