Na hora de comprar aparelhos eletrônicos a pergunta mais recorrente é: 110v ou 220v?
Mas por que existe essa diferenciação?
Pois bem … A explicação é histórica, uma vez que a industrialização de cada região foi o fator influenciador. No início do século 20 as cidades com alto índice de empresas europeias adotaram o 220v, como é o caso de Santa Catarina, que concentra um grande número de descendentes de alemães, italianos e portugueses.
Já o sudeste usa o 110v por ser um pólo importador de equipamentos eletrônicos norte-americanos, que utilizam essa tensão, além do fato de que a sua rede elétrica foi implantada por uma empresa canadense.
A grosso modo, ou seja, contabilizando a maioria das cidades dos Estados, e levando em consideração que alguns locais oferecem tensão bivolt ou tri, a divisão de voltagem fica assim no nosso país:
Adaptado de Springer Poloar
Leia também:
As principais falhas encontradas em instalações elétricas
A voltagem 220 reduz a conta de energia: verdade ou mito?
127V ou 220V?
A forma correta de se referir às grandezas é tensão e não voltagem. E obviamente 110V ou 220V não é potência!!! Potência é o produto da tensão pela corrente e é medida em Watts (W)!!! (y)
Obrigada pela contribuição, Ademário!
nÃO entendi .No mapa o espirito santo ta em vermelho e moro aqui e não é 220
Deve ser porque o sul do estado adota 220.
Tá incorreto esse mapa! Rondônia não tem tensão de 220V!
Oi Arthur! Na verdade esse mapa tenta dar uma noção de como a tensão é divida em nosso país, mas sabemos que a tensão pode variar de um Estado para outro, de uma cidade para outra e até dentro de uma mesma cidade.