A falta de planejamento pode trazer muitos problemas às instalações residenciais. Antes de mais nada, lembre-se que o seu projeto elétrico deve ser elaborado por um profissional eletricista, que irá determinar aspectos como dimensionamento das cargas elétricas, fios, disjuntores, eletrodutos e outros elementos, bem como seus respectivos detalhamentos. Relacionamos a seguir alguns pontos que não podem ser esquecidos:
- Alguns aparelhos ou equipamentos devem ter um circuito exclusivo, como é o caso de chuveiros, aquecedores, lavadoras de louça, torneiras elétricas e secadoras de roupas.
- Na hora de dimensionar o quadro de distribuição, circuitos e conduítes, deve-se sempre considerar a possibilidade de futuras ampliações.
- A iluminação também deve ter seu circuito exclusivo – além de ajudar com a economia de energia elétrica, essa medida também permite que a iluminação fique ligada sempre que necessária a manutenção de outros circuitos.
- TV a cabo e internet devem utilizar conduítes e caixas exclusivas, evitando-se assim interferências, como normalmente acontece.
- Deve haver um equilíbrio de cargas entre as fases, ou seja, a soma das potências ligadas a uma fase deve ser igual às da outra fase.
- Para não ter o forro de gesso quebrado toda vez que precisar fazer alguma mudança, preveja futuras ampliações, instalando os conduítes com os circuitos principais nas paredes e deixando caixas de passagem em pontos estratégicos para facilitar também a manutenção.
- Na hora de comprar luminárias, lembre-se de comprar as que possibilitem o uso de lâmpadas LED, que economizam até 90% de energia.
Adaptado do Central da Lapa