A origem da palavra alicate é árabe (al likkát ou al-liqât), e significa “tenaz”. O seu funcionamento se dá basicamente através da força da mão, que aplicada aos cabos transfere este torque à cabeça, conferindo-lhe qualidades de uma pinça extremamente forte. Em geral, são muito úteis para segurar, apertar, torcer e cortar. Exceto pelo modelo mais utilizado (Universal), o design da extremidade varia para ser adaptado à tarefas específicas, como se fosse uma mão, ou um prolongamento ela.
CURIOSIDADE | As partes de um alicate:
Alguns cuidados são essenciais e indispensáveis no uso, manuseio e para a manutenção dessas ferramentas:
- Sempre utilize óculos de segurança para proteger os olhos, assim como os demais itens de segurança, de acordo com o trabalho a ser executado.
- Sempre observe as indicações de uso de cada tipo de alicate. Nunca utilize um alicate para cortar arames endurecidos, exceto pelos que são projetados para este fim.
- Nunca utilize o alicate como martelo. Ele pode trincar ou até mesmo quebrar.
- Nunca exponha os alicates ao calor excessivo, pois ele pode alterar o tratamento térmico aplicado no corte e reduzir o desempenho da ferramenta.
- Sempre posicione o corte do alicate perpendicularmente ao eixo do arame para uma operação mais rápida e segura.
- Para alicates isolados, sempre inspecione a integridade da isolação elétrica. Se aparecerem trincas na isolação, suspenda o uso imediatamente.
- Nunca aumente o comprimento dos cabos dos alicates. Isso amplifica a força exercida sobre a cabeça da ferramenta podendo quebrá-la.
- Nunca utilize o alicate em porcas e parafusos. Uma chave de aperto faz o trabalho melhor e reduz o risco de danificar as arestas das mesmas.
- Lubrifique ocasionalmente a articulação da sua ferramenta. Isso aumenta a vida útil do produto e melhora sua utilização.
- Sempre armazene os seus alicates e demais ferramentas em local limpo e seco.
Com informações do Bricomania