Os avanços no ramo da eletrônica são visíveis no nosso dia a dia, com aparelhos cada vez menores e mais poderosos que levamos conosco para todos os lugares. No entanto, as baterias utilizadas nesses dispositivos vêm encontrando uma barreira na sua evolução, sendo um desafio para os cientistas modernos, a quem cabe desenvolver baterias que fujam do padrão feito de lítio vigente hoje no mercado, com autonomia de algumas horas. Não é raro nos depararmos com uma bateria vazia no meio de expediente de trabalho e termos que buscar uma tomada, que nem sempre está disponível.
Outra alternativa é o famoso cabo USB, atualmente compatível com a grande maioria dos dispositivos portáteis. Nesse caso, no entanto, temos que nos preocupar em achar um computador para plugar e carregar nosso aparelho, e aí que surgem as tomadas USB. Suas vantagens incluem:
- Além de mais econômica do que os carregadores comuns, esse dispositivo promete carregar os aparelhos mais rapidamente do que quando conectados à porta USB de um computador, por exemplo.
- A maioria dos carregadores carrega apenas um equipamento por vez, com corrente de trabalho por volta de 1000mA, enquanto uma tomada USB é vendida com no mínimo um par de entradas, com corrente de trabalho de pelo menos 1500mA.
- O módulo USB é bivolt, ou seja, qualquer tomada da residência pode ser substituída.
- Elas garantem comodidade dispensando o uso de computadores e do carregador do dispositivo. É necessário apenas o cabo USB, que é muito mais leve e portátil que o carregador.
Mas como instalar uma tomada USB?
A instalação de uma tomada USB não é diferente da de uma tomada comum. Os fabricantes em geral se preocuparam em manter o mesmo padrão que estamos acostumados. Basta seguir os passos abaixo para aprender a substituir uma tomada comum:
- Desligue a chave geral para evitar acidentes elétricos na instalação, conforme recomenda a norma NBR 5410.
- Retire a tomada antiga, desparafusando o espelho, o suporte e os fios condutores.
- Encaixe a tomada USB no suporte que vem incluso.
- Corte a ponta dos condutores para fazer novamente a decapagem, caso seja necessário. Recomenda-se 6mm de fio desencapado para conectar na tomada.
- Respeite espeite as instruções do fabricante, que em geral vem sinalizado onde entra a fase e o neutro na parte posterior do dispositivo (para instalações monofásicas). Caso sejam duas fases (instalação bifásica) não há diferenciação no terminal, apenas
certifique que o equipamento é mesmo bivolt, conforme padrão de mercado. Atenção também para o pino terra do dispositivo. - Parafuse o suporte e o espelho que veio no conjunto, e ligue novamente a chave geral para testar a tomada.
Para garantir a segurança e qualidade da instalação, Ferramentas Foxlux!
Já vem com transformador para a tensão adequada e retificador?
Angelo boa tarde,
Os adaptadores USB são bivolt’s, mas é sempre bom conferir na embalagem do produto na hora da compra, pois esse item ainda não está em nosso portfólio.
Onde posso encontrar esta tomada usb e qual o preço estimado de cada peça! Sou instalador elétrico e predial e pretendo sugerir para minha clientela.
Uma questão:
Os carregadores de celular são problematicos qdo ficam plugados á tomada oferecendo consumo e risco para crianças e animais domésticos
Esta tomada como funciona?
O seu acionamento e desligamento, se dá de que forma?
Wagner bom dia,
Ainda não temos este produto em nosso portfólio.