A luz negra é o resultado da incidência da luz comum sobre o vidro de uma lâmpada especial, mais escura e sem fósforo.
Nas lâmpadas fluorescentes brancas a incidência da luz só é possível graças à camada de fósforo que reveste o tubo de vidro – isso porque a maior incidência é da luz ultravioleta, que só se torna visível quando passa pelo fósforo. Quando o fósforo é retirado e o vidro escurecido, a luz ultravioleta passa direto pelo vidro. Ao incidir sobre superfícies claras, elas fazem o mesmo papel do fósforo. Há também elementos invisíveis em outras superfícies que também possuem fósforo e, ao serem banhados pela luz negra, passam a brilhar. Conheça alguns dos diferentes usos da luz negra:
ARTE
Para identificar obras falsas: tintas atuais contêm fósforo, enquanto grande parte das antigas não.
PERÍCIA
Peritos usam corante fluorescente para detectar impressões digitais. Fluidos corporais como o sêmen também são sensíveis à luz negra.
DINHEIRO
Em muitos países, dentro das cédulas de dinheiro existe uma tira fluorescente invisível. Nas notas de real, um brasão é visível só à luz negra.
ASSEPSIA
Uma variação de luz negra, com ondas de luz curtas, é encontrada em hospitais, onde serve para matar germes.
CARIMBOS
Com tinta invisível fluorescente, alguns parques de diversão e baladas carimbam a mão dos visitantes para ingresso em algumas atrações.
VAZAMENTOS
É possível injetar corante fluorescente no combustível de maquinários com vazamentos. Com a luz negra circulando, o vazamento é facilmente detectado.
Conheça aqui a Lâmpada Fluorescente Compacta Luz Negra Foxlux, ideal para festas, shows e eventos em geral.
Apareceu primeiro no Mundo Estranho