Na hora de construir ou reformar, procure dimensionar individualmente circuitos elétricos como chuveiros, aquecedores, ar condicionado, tomadas de uso específico (TUE) e tomadas de uso geral (TUG), levando em conta os padrões estabelecidos pela NBR 14136. As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando, assim, eventuais choques elétricos. Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.
Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga de energia. Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é incompatível. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe risco de sobrecarga nesse circuito.
Na montagem dos quadros coloque no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores e distribua os cômodos do imóvel por setores , dividindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas.
O modelo de planta a seguir exemplifica a distribuição dos circuitos:
Com informações do Redes Elétricas
muiito bom
Ficamos felizes que tenha sido útil para você, Cicero!
Ótimo as informações/artigos técnicas da Forluz.
Agradecemos o prestígio, Marcos! Acompanhe também nosso Facebook: https://www.facebook.com/foxluxbrasil 🙂
mto obrigada pela generosidade continue assim …afinal o q vc leva daqui a nao ser o bem q vc faz ao proximo
Muito obrigada Juliana, trabalhamos para ajudar vocês!
No caso de dps, será ligado de q forma? Cada circuito da casa precisa ter o dispositivo dps?
Boa tarde Willian, tudo bem?
Como nós não trabalhamos com DPS (Dispositivos de proteção contra surtos), o ideal é entrar em contato com o respectivo fabricante.