Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde, bem como o clima mundial.
Confira alguns dos inúmeros motivos pelos quais todos nós deveríamos plantá-las:
Clique na imagem para ampliá-la.
DICAS IMPORTANTES
* Escolha o momento certo do ano para o plantio da árvore. Não plante no final da primavera ou no verão, pois o calor contribui para o estresse da planta, podendo matá-la.
* Pesquise as peculiaridades da espécie que você vai cultivar, pois cada uma tem necessidades diferentes.
* A época mais propícia para plantar uma árvore é tipicamente no outono ou no início da primavera, pois assim ela terá todo o verão para crescer e acostumar-se com o ambiente ao seu redor.
* Certas árvores não se desenvolvem muito bem se plantadas no outono. É o caso de carvalhos e vidoeiros brancos.
* Dependendo de onde você for plantar a sua árvore, verifique se há uma regulamentação municipal para a escavação de buracos. Esse cuidado é necessário para evitar danos a cabos e tubulações subterrâneas.
* Escolha uma árvore que vá adaptar-se bem ao clima, ao espaço disponível e às características peculiares da região onde você mora. O ideal é plantar espécies nativas da região, as quais serão mais fáceis de cuidar e não representam uma ameaça como outras espécies potencialmente invasivas.
* Pesquise as espécies nativas de sua região. Se você está disposto a plantar uma espécie não nativa, leve em conta o fato de que ela pode se tornar invasiva e prejudicar o ecossistema da região.
* Se o solo que você vai usar não é muito fértil, de qualidade tipo argila ou se tem a consistência de poeira ou areia, a adição de adubo ajudará bastante a árvore no começo da vida. Aterre 3/4 do buraco com a terra existente, e 1/4 com adubo. Resista a tentação de usar um fertilizante comercial, pois ele tende a estimular demais a árvore, diminuindo as chances de que ela seja saudável a longo prazo.