Você pode envernizar madeira com um pincel, um rolinho de espuma ou uma pistola de ar. Em todos os casos deve-se preparar a superfície de madeira para que o acabamento seja perfeito.
Como o calor é necessário para o verniz fluir adequadamente e facilitar a aplicação, a superfície a ser envernizada deve estar idealmente entre 21°c e 27°c e nunca abaixo de 15°c. O verniz também deve estar nessa faixa de temperatura indicada, pois o frio faz com que algumas das resinas e secantes dos vernizes solidifiquem.
A ventilação é outro aspecto importante, porque o verniz seca com a evaporação de solventes voláteis e do thinner utilizado para afiná-lo. Quanto maior a ventilação, mais rápido o verniz irá secar.
A superfície a ser envernizada deve estar completamente livre de pó, grãos, serragem e outras imperfeições. Quem aplica deve ser muito rigoroso na limpeza, pois mesmo com a peça e suas ferramentas 99% limpas, o problema é que 1% sujo arruína todo o trabalho.
Escolha, ainda, o verniz ideal para o seu projeto: o verniz tingidor é utilizado para dar cor a madeira. Para deck de piscina, use um verniz de alta durabilidade e resistência, pois o mesmo pegará chuva e sol 365 dias por ano (aqui, o verniz stain é a dica). O verniz acrílico é a base de água e é usado em artesanatos. Esse tipo de verniz não tem cheiro forte e é utilizado por artesões e pintores para envernizar peças de artesanatos e madeira interna.
Mãos à obra!
Como envernizar madeira
Dicas, Faça Você Mesmo | 0 Comentários