Como funciona um circuito elétrico em série

, , | 2 Comentários

Um circuito elétrico em série é aquele onde se liga mais de uma carga, em série, e no mesmo circuito elétrico umas com as outras.
Essas cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, ou ainda diretamente ligadas, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado. Geralmente os componentes que mais se usam em um circuito elétrico em série são:

  • Resistência de aquecimento para fornos
  • Muflas
  • Chapas
  • Lâmpadas
  • Pisca-pisca

Em um circuito elétrico em série, as cargas se tornam dependentes umas das outras para seu funcionamento, e o motivo dessa dependência é simples: uma carga montada em série só utiliza um caminho para passagem da corrente elétrica. A corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas e a corrente elétrica de todas as cargas são iguais.
Entenda como funciona um circuito elétrico em série:

  • A corrente total de uma carga em série= It= I1=I2=I3  onde It é corrente total e I1,I2,I3 são os pontos de ligação em série.
  • A fonte de alimentação de um circuito elétrico em série tem uma tensão de alimentação dividida entre as cargas, sendo que as tensões das cargas ligadas em série são a soma das tensões nos pontos de cada carga, se tornando igual a tensão da fonte de alimentação.
  • Ex: Tensão da fonte de alimentação : Uf = U1+U2+U3 onde Uf  tensão da fonte e U1,U2,U3 são as tensões nos pontos de ligações de cada carga em série.
  • A resistência de um circuito elétrico equivale a soma de cada carga ligada em série.
  • Ex: Resistência equivalente : Re = R1+R2+R3 onde Re resistência elétrica e R1,R2,R3 são as resistências em cada ponto de ligação.

No esquema a seguir, se a tensão for 127 volts temos: R1 = 10 ? ; R2 = 30 ?; R3 = 40 ?. Veja como calcular a corrente elétrica e a tensão elétrica em cada resistência:
circuito-elétrico-em-série
1= Resistência equivalente.
2= Corrente elétrica.
3= Tensão elétrica de cada resistência.
1= Re = Resistência equivalente = R1+R2+R3  onde :  Re= 10+20+30 = 60 ?.
2= I = Corrente elétrica =I= U/R  onde: I= 127V/60 ? = 2.1 A; onde corrente total correspondente a soma de I1,I2,I3 é igual a 2.1 A.
3= U = Tensão elétrica = U=RxI
U1= R1 x I = 10 ? x 2.1 A = 21 volts
U2= R2 x I = 20 ? x 2.1 A = 42 volts
U3= R3 x I = 30 ? x 2.1 A = 63 volts
Perceba que as somas das tensões são iguais a tensão da fonte: U1,U2,U3 = 21v + 42v + 63v = 126 volts.

Fonte

2 Comentários

  1. Artigo auto explicativo, o que sugere a todo consumidor que conheça um pouco mais sobre as instalações elétricas, seja elas em suas residências ou até mesmo em indústrias, feiras ou eventos. Daí a importância de contatar sempre um profissional gabaritado para não haver problemas com as instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *