Indutores são dispositivos nos quais a energia elétrica é armazenada no campo magnético criado pelas correntes que circulam por ele. Como nos capacitores, existe uma interdependência entre a tensão nos extremos do indutor e a corrente que circula por ele. O código de identificação por cores para indutores é o mesmo que o de resistores:
Ou seja:
1 uH: marrom preto dourado
10 uH: marrom preto preto
100 uH: marrom preto marrom
1 mH: marrom preto vermelho
Os indutores japoneses com encapsulamento de epóxi (aqueles azuis claros, com formato arredondado, comuns em sucatas de vídeo e TV) também utilizam essa tabela, mas como são identificados por três pintas, a partir do meio, acabam confundindo. Nesses indutores o primeiro dígito é o do centro (por cima), o segundo é ao lado, também por cima e o último é o da lateral. Dessa forma, se um indutor epóxi tiver uma marca de cor amarela no centro, e uma lilás ao lado seguida de uma preta, será de 47 uH.
Apesar de serem em inglês, os links a seguir são muito úteis e fáceis de usar:
Esse indutor japonês que você se refere: O primero digito fica em cima ao lado do ponto lateral que indica tolerancia?
Ex: lateral = dourado , cima proximo ao dourado = cinza , em cima ao lado do cinza = o vermelho , e por ultimo na lateral proximo ao vermelho = o preto.
O valor é em mH, uH ou nH?
Oi Tiago, tudo bem? Sugerimos que você dê uma olhadinha na fonte de onde retiramos estas informações: http://doradioamad.dominiotemporario.com/doc/COMO%20IDENTIFICAR%20INDUTORES%20PY2ADN.pdf 🙂