Uma torneira elétrica é a opção ideal para quem quer quer ter água quente sem a necessidade de um aquecedor central. Sua regulagem de temperatura funciona como elemento de segurança, pois reduz o risco de acidentes com queimaduras. Antes de adquirir a sua, não esqueça de verificar a tensão do local onde ela será instalada para comprar um modelo compatível.
Quem já possui o produto em uso, sabe que a manutenção da torneira elétrica inclui eventuais trocas de resistência. Aprenda a substituí-la com esse passo a passo:
1) Desligue o disjuntor do circuito da torneira. Caso não consiga reconhecê-lo, desligue o disjuntor geral. Tenha certeza de que a energia foi interrompida.
2) Desconecte os cabos de energia da torneira dos cabos da instalação.
3) Gire a torneira no sentido anti-horário para desrosqueá-la do encanamento.
4) Deixe a água de dentro da torneira escorrer.
5) Segurando firmemente o corpo da torneira, desrosqueie a tampa onde há o bico de saída da água.
6) Levante o cabo terra e deixe-o na posição vertical.
7) Retire cuidadosamente a tampa interna.
8) Utilizando um alicate, puxe com cuidado os terminais da resistência. Como a resistência queimada deve estar partida, verifique se não ficou nenhum pedaço dela no interior do corpo da torneira elétrica.
9) Se necessário, retire a oxidação dos terminais utilizando um pedaço pequeno de lixa, pois ela pode reduzir a vida útil da resistência nova. Mas atenção: nunca use palha de aço, pois qualquer resíduo pode causar a queima da resistência.
10) Verifique que a resistência possui duas partes, uma maior e outra menor. A parte menor deve ser colocada onde há menor distância entre os terminais, e a maior onde há maior distância entre os terminais. Acomode a parte maior da resistência atrás do anteparo plástico.
11) Recoloque a tampa interna.
12) Posicione novamente o cabo terra com sua extremidade voltada para o interior do furo central.
13) Recoloque cuidadosamente o anel de vedação.
14) Rosqueie a tampa de modo que o bico fique na parte da frente da torneira.
15) Aplique veda rosca na rosca da torneira.
16) Rosqueie cuidadosamente a torneira no cano d’água no sentido horário.
17) Conecte os cabos de energia. De preferência utilize conectores de porcelana.
18) Com a energia ainda desligada, abra o registro de água para encher a torneira.
19) Ligue o disjuntor somente depois de encher a torneira com água, pois do contrário pode ocorrer a queima da resistência.
IMPORTANTE | Se a sua instalação elétrica não possuir fio terra, ou caso você não se sinta seguro para executar esse serviço, procure um eletricista.
Créditos: Dicas em Eletricidade