Condutores elétricos: escolha a bitola correta

, , | 0 Comentários

Tomemos o seguinte exemplo: um condutor de uma determinada seção tem a capacidade de conduzir uma determinada corrente em determinada condição de instalação. Por exemplo, um condutor com seção de 1,5mm2 em PVC poderá conduzir uma corrente de até 15 Amperes se instalado em um eletroduto embutido, com um único circuito, em uma temperatura de até 40 graus Celsius, por um percurso não maior que 20 metros. Se nessa mesma condição instalarmos mais dois circuitos no mesmo eletroduto, a condição vai mudar e o condutor passará a ser capaz de conduzir somente 13 Amperes. Isso se dá pela influência de temperatura e dissipação dos demais condutores, ou seja, quando você instala mais dois circuitos no mesmo eletroduto, a temperatura ambiente do eletroduto subirá, e então o isolamento precisará de mais folga para lidar com isso. Se ao invés de passar 13 Amperes o circuito passar 15, como na condição anterior, ele poderá esquentar e provavelmente perderá seu isolamento, podendo colocar a sua instalação em risco.
Este é um dos motivos pelos quais o dimensionamento correto de um condutor deve ser levado em conta em todas as instalações, já que é através dele que todos os parâmetros necessários para que a bitola seja adequada e não coloque em risco a instalação elétrica nem a vida dos usuários.
Outro benefício que se tem no dimensionamento correto é em relação à economia de energia elétrica, que é ele diminui à medida que o dimensionamento do condutor não esteja correto, e este é um ganho que não podemos deixar de obter, certo?
DICAS

  • Não reduza a seção do condutor sem antes contratar um profissional habilitado para elaborar o projeto e definir a seção adequada.
  • Não aumente a corrente que passa por um condutor instalando mais equipamentos na mesma tomada, pois ele pode aquecer e iniciar um incêndio.
  • Use, sempre que possível, uma seção maior do que a recomendada, pois assim você estará com sua instalação segura e ainda de quebra economiza energia.
  • Lembre-se: um condutor bem dimensionado é garantia de segurança para todos.

Confira na tabela abaixo a seção mínima para condutores residenciais:
condutores-1

Com informações do Programa Casa Segura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *