Cuidados com a eletricidade no Carnaval

, | 0 Comentários

Música, bebida, brincadeiras. Não há dúvidas de que a época carnavalesca está entre as mais aguardadas do ano. Para que a festa não termine mais cedo, o folião precisa atentar para alguns cuidados essenciais.
Que é importante usar camisinha, não dirigir sob efeito do álcool e evitar passar da dose nas brincadeiras, todo mundo já sabe. Detalhes poucos percebidos, como o cuidado com a eletricidade, merecem atenção especial pois podem se tornar grandes problemas.

Trio Eletrico editado

Os paredões de som são um exemplo. Ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de um grave acidente. Não raramente se vê pessoas mais empolgadas subindo em cima deles para dançar e brincar das mais diversas formas. Evite fazer algo semelhante, além de uma queda fatal, você corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.
Evite também dançar sobre carros de som, trios elétricos ou qualquer local inapropriado, que ofereça algum tipo de risco. Àquelas pessoas que costumam andar com os pés descalços e com o corpo molhado, depois de tomar banho de piscina ou de mar, o lembrete é dobrado porque o risco de choque é maior, tendo em vista que a água é um bom condutor de energia elétrica.
Outra dica é tomar cuidado com tudo que precisa de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som e sanduicheira são alguns dos equipamentos que precisam ser manuseados de forma responsável.
Sobrecarregar um “T” (benjamim) pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra em um único ponto a intensidade de benjamim_sobrecargacorrentes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.
Não monte andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo de redes elétricas. Qualquer contato com um fio, mesmo que indiretamente, pode ser grave. Ao receber uma descarga elétrica de alta tensão, uma pessoa tem grandes chances de não sobreviver ao choque.
Vale lembrar, ainda, que tentar fazer qualquer tipo de improviso nas instalações elétricas é a maior furada. As ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado.

As dicas são da COELCE (Companhia Energética do Ceará)

Leia também:
Dicas de segurança em tempos de alagamento e chuva com raios
Porque usar filtros de linha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *