Um bom projeto luminotécnico valoriza qualquer espaço, e nos ambientes externos não é diferente. Além de enfatizar a beleza, a iluminação do jardim traz consigo outro fator importante: a segurança, que envolve tanto possíveis invasores quanto a facilidade de se locomover pela área.
Antes de mais nada, você deve ter o espaço pronto ou pelo menos o projeto do jardim. Saber quais plantas serão usadas é muito importante para adequar a iluminação, já que existem inúmeras opções de lâmpadas que proporcionam desde efeitos como fachos mais abertos ou fechados, até as que são adequadas para iluminar apenas o caule ou a copa de uma árvore.
Saber quais serão os caminhos de acesso também é importante. Deve-se pensar em iluminar cantos escuros, muros e escadas criando um efeito agradável e funcional.
Cuidado com as fiações, principalmente se os fios passam de um canteiro para outro. Eles deve estar em perfeitas condições e bem enterrados para evitar tropeções. Uma dica interessante é anotar por onde os fios passam, para facilitar a indicação aos jardineiros ou quando precisar cavar algum buraco no jardim.
Por fim, sempre use luminárias produzidas para áreas externas, como os Refletores LED Foxlux. Com corpo em alumínio moldado em alta pressão e vidro de proteção temperado, eles possuem refletor direcionável e de fácil instalação, além de também serem comercializados com luz na cor verde.
A Linha LED Foxlux também conta com Luminárias Tartaruga, que com grau de proteção IP65 (proteção contra poeira e jatos de água), são grandes aliadas da iluminação externa. Com ângulo de iluminação de 180° graus, que é maior do que o das luminárias convencionais, o produto substitui os modelos antigos de Luminária Tartaruga, com maior eficiência e até 80% de economia de energia.
Com informações do Fórum da Construção