As rachaduras podem aparecer por diversos motivos: uma construção mal executada, a localização do imóvel e a falta de manutenção são alguns dos principais motivos para o surgimento dessas fissuras.
Dependendo do tamanho (até 2mm) você mesmo pode fazer o reparo, que é meramente estético. Se o problema for na estrutura do imóvel, será necessário contar com ajuda de profissionais especializados para sanar o problema.
A manutenção é bem simples e você precisará de pouco material: uma espátula, gesso em pó, ou massa reparadora, água e lixa fina. Para o acabamento final precisará de rolo, tinta e pincel para fazer os recortes.
Como fazer
- Raspe a superfície com uma espátula de forma a abrir mais o vão da parede ou teto. Preencha todo o interior da fissura com a massa, de modo que penetre sem deixar bolhas de ar. Após a secagem, de em média 24h, lixe com a lixa fina e faça pintura com tinta apropriada.
- Outra maneira de tratar as fissuras e rachaduras é utilizar o selante acrílico. Da mesma forma, abra a trinca com uma espátula e passe uma camada generosa do selante, deixando de 2 a 3mm acima da superfície. Após a secagem, em torno de 15 minutos, passe a espátula para alisar o selante, e em 24h a superfície estará pronta para ser lixada e pintada. Este tipo de material é indicado também para gesso, alvenaria, madeira, ferro e alumínio.
É importante salientar que este reparo é meramente estético. Se o problema for na estrutura do imóvel, será necessário contar com ajuda de profissionais especializados.