Na hora de escolher a sua lâmpada não basta concluir que a melhor opção é aquela que tem maior potência. O ideal é buscar produtos com maior eficiência luminosa, o que pode ser estabelecido a partir de apenas 2 dados: a potência e o fluxo luminoso (Lúmen) do produto.
Uma vez que você tenha essas informações, basta dividir o fluxo por sua potência e você terá a eficiência energética. O INMETRO mantém no link a seguir tabelas atualizadas dos níveis de eficiência energética de inúmeros produtos:
.: Consulte aqui as Tabelas de Eficiência Energética do INMETRO :.
Voltando às lâmpadas, com base no cálculo acima descrito conclui-se que as lâmpadas fluorescentes são mais eficientes do que as incandescentes, assim como as LED são mais eficientes do que as fluorescentes. Enquanto o nível de eficiência das fluorescentes fica em torno de 50 a 90 Lm/W, o das lâmpadas LED fica, em média, acima de 150 Lm/W.
Além da maior eficiência luminosa, outros fatores que influenciam a crescente popularidade das lâmpadas LED incluem a grande economia de energia, o baixo aquecimento e a longa vida útil dos produtos.
Conheça a Linha LED Foxlux e entenda porque quem compra não troca!
Com informações da Oficina da Luz