Em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, tudo está conectado e interligado através dos fios e cabos de alta tensão. As redes elétricas nos possibilitam acesso às maravilhas da tecnologia, nos proporcionando conforto, praticidade e interatividade.
Para que todo esse processo funcione corretamente, cabe aos eletricistas a função de instalação e manutenção das redes elétricas, tanto empresariais quanto residenciais. Essa função deve ser sempre executada por um profissional qualificado e supervisionada por um legalmente habilitado.
Além dos conhecimentos necessários para a execução da profissão, os eletricistas também precisam de muita cautela, pois estão expostos, diariamente, a riscos sérios, e, em alguns casos, fatais.
Para a segurança no trabalho, o eletricista depende de EPIs como:
- Ferramentas de qualidade, com cabo ou protetor de borracha, que têm como função o isolamento.
- Capacete com forro de borracha.
- Capa Protetora com revestimento em borracha.
- Luvas revestidas de borracha do tipo grossa.
- Sapatões com solado de borracha.
- Calçados de segurança para eletricista, sem a presença de componentes metálicos.
- Cintos de Segurança tipo paraquedista (para atividades desenvolvidas em alturas superiores a 2 metros).
- Viseira protetora de fagulhas.
- Escadas de madeira com travas do tipo antiderrapante em borracha.
- Estacas-guia em madeira e alumínio com cabos de borracha.
Expostos a muitos riscos, os eletricistas devem ser profissionais prudentes e jamais devem ignorar a importância do uso de EPIs. Ao empregador cabe explicar previamente aos seus funcionários os riscos da profissão e a maneira correta de utilizar os equipamentos de proteção individual. Também se faz necessário uma declaração de entrega destes EPIs, como compromisso por parte dos empregados da utilização plena dos equipamentos quando estão em serviço.
Muito importante
De fato, Marcio! Sem segurança não dá!