Funções, tipos e aplicações de uma bomba d'água

, , | 10 Comentários

bomba d’água é fundamental para quem precisa transferir água de um lugar para o outro, seja por causa de um alagamento ou para abastecer uma casa ou propriedade.
Ela serve para transferir água suja ou limpa para abastecimento de residências e prédios, indústrias ou pequenas irrigações, em cenários como:
1) Poços artesianos: se você tem um poço e precisa bombear a água para uma cisterna ou caixa d’água, escolha um modelo submersível (que fica totalmente dentro da água) e que tenha filtro.
2) Porões e outras áreas que ficam inundadas: se você tem uma área na sua casa ou propriedade que alaga sempre, a bomba pode ajudar a tirar a água e mandá-la para a rede de esgoto. Em caso de grandes volumes, consulte a prefeitura ou a companhia de água e esgoto para saber qual é o meio legal para fazer isso. Em algumas localidades, jogar a água na rua ou em um bueiro é proibido por lei.
3) Caixas d’água em lugares elevados: se a água da rua não tem pressão o bastante, e você tem um reservatório em área mais alta, pode usar a bomba para levar a água até lá.
bomba_dágua_períférica
Os modelos de bomba d’água são:
Submersível: fica totalmente dentro da água, funcionando continuamente. Tem motores e parte elétrica selados para não serem afetados pela umidade constante. Pelo fato da bomba ficar debaixo d’água o tempo todo, sua manutenção pode ser mais complexa.
Periférica: fica fora da água. A manutenção tende a ser mais simples e os seus componentes são mais acessíveis.
Antes de adquirir uma bomba d’água, certifique-se de que a instalação elétrica da sua casa seja adequada. Consulte um eletricista para saber se ela tem capacidade para suportar uma bomba em funcionamento contínuo.
Fique atento a falta de energia: em caso de apagão, as bombas param de funcionar e não voltam sozinhas, mesmo depois do restabelecimento do fornecimento. A maioria precisa ser desligada e ligada novamente para voltar ao funcionamento normal.
Cuidado na hora da manutenção: não se esqueça de tirar a bomba da tomada antes de fazer qualquer reparo!
Leia também:
Manutenção preventiva básica da bomba d’água
As Bombas D’Água e seus defeitos mais comuns

10 Comentários

    1. Olá, Luis! Nós não realizamos teste especifico com água quente em nossas bombas, mas pelo fato de toda a estrutura ser de ferro TALVEZ não interfira no funcionamento da mesma. Existem produtos no mercado fabricado com materiais apropriados para suportar e trabalhar em altas temperaturas, e também é importante lembrar que a tubulação por onde a água quente será transportada também deve ser apropriada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *