Tanto a rede quanto os materiais elétricos estão entre os aspectos que merecem atenção e cuidado em qualquer tipo de imóvel. Confira algumas dicas em relação ao uso e aplicação de fios, tomadas e disjuntores.
A escolha dos fios
Diversos equipamentos elétricos possuem descrição da bitola da fiação a ser usada, sendo que recomendação costuma ser 1,5mm para a iluminação em geral e 2,5mm para tomadas. Utilizar bitolas maiores do que as recomendadas reduz o risco de sobrecarga nas fiações.
Existem, ainda, padrões de cor a serem respeitados:
- azul claro: condutores neutros
- verde ou verde/amarelo: condutores terra
- demais cores: podem ser usadas livremente
Novo padrão das tomadas
Em 2011 foi estabelecido um novo padrão para tomadas, que acabou com os 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas até então em uso. Com a nova regra, existem apenas dois tipos de plugues, com dois ou três pinos, e um único tipo de tomada, com três encaixes.
Com essa mudança, no plugue de três pinos, um dos pinos descarrega a carga elétrica caso ocorra um curto no fio terra. Já os plugues de dois pinos são preparados para que a descarga não seja conduzida ao usuário, sem a necessidade do pino terra.
Existem duas amperagens diferentes para os novos plugues, 10A e 20A, de acordo a potência dos aparelhos a serem usados.
O uso dos disjuntores
Um disjuntor serve basicamente para proteger a instalação elétrica de possíveis danos causados por sobrecargas elétricas e curto-circuitos. Ele age interrompendo a transferência de energia e impedindo danos, sendo assim, um material elétrico que deve ser escolhido com atenção.
Os disjuntores podem ser ligados e desligados manualmente através de seus interruptores, o que garante segurança quando é necessário fazer alguma modificação ou reparo na instalação elétrica.
Produzido em conformidade com a NBR NM 60898, e com o INMETRO, o Disjuntor Termomagnético Foxlux conta com modelos monopolar, bipolar e tripolar.
Com informações da HTLBrasil
eu aprovo pois é a maneira mais segura para podemos trabalhar com segurança e garantia na ara pena qui tem muito picareta. amarador de fio e não valorisa
Realmente, Antonio! A segurança e a qualidade dos profissionais deve ser sempre priorizada!