A embreagem é o mecanismo utilizado nos automóveis para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidade, que por sua vez irá desmultiplicar essa rotação e transferi-la para o diferencial através do eixo. Ela também é usada nas trocas de marcha, com a função de aliviar a carga sobre as engrenagens e luvas de engate.
Confira alguns dos mitos e verdades em torno deste importante componente do seu carro:
DEVO PISAR NA EMBREAGEM ANTES DE LIGAR O MOTOR.
Verdadeiro. Embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado, acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição.
POSSO DESCANSAR O PÉ NO PEDAL DA EMBREAGEM.
Mito. Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
POSSO PISAR NA EMBREAGEM ANTES DO FREIO.
Mito. Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.
Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
Adaptado da Revista Quatro Rodas
Leia também:
Pé na embreagem pode danificar o veículo
Manutenção veicular: mitos e verdades dos motores flex
Cuide bem do seu carro: o ABC da manutenção preventiva das correias