Ao realizar a manutenção preventiva do seu veículo regularmente, além de economizar com reparos inesperados, você assegura o bom funcionamento do carro e suas condições ideais de segurança. As dicas de hoje vão te ajudar a manter a suspensão sempre em dia:
- Nunca gire o volante com o carro parado para poupar a suspensão e os pneus.
- Diminua a velocidade ao passar por estradas de terra, ruas esburacadas ou remendadas, lombadas e valetas para prolongar a vida dos amortecedores e não suba em sarjetas mais altas para não danificar os pivôs da suspensão.
- Evite lubrificar a parte inferior de seu carro, pois o óleo utilizado resseca as buchas da suspensão e causa desgaste prematuro.
- Ao rodar por ruas de paralelepípedo ou remendadas fique atento para barulhos vindos da parte inferior do carro. Qualquer folga na suspensão será percebida dessa forma.
Os fabricantes de amortecedores orientam verificá-los com 40.000 km, mas isso depende da forma como o carro é usado. Se você roda mais na estrada do que na cidade, eles durarão muito mais.
Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas. Faça uma revisão a cada 10.000 km e solicite a avaliação de amortecedores, molas e batentes e verificação de folgas nas bandejas, nas buchas, nos pivôs, nos terminais e nas barras de direção.
Com informações da Porto Seguro