O que muda com o novo padrão de placas de veículos

, , | 2 Comentários

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) apresentou na última quinta-feira (4) o novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul. No Brasil, a placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016. Para os veículos que já estão emplacados, a mudança será opcional.
novo-padrão-placas-veículos
Saiba o que muda nas novas placas a partir de 2016:
1- Mais letras e menos números
Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa.
2- Cada um com a sua cor
A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado.
3- Estado e cidade com nome e brasão
O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões.
4- Tamanho
A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura).
5- Contra falsificações
Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações.
6 – Quem terá que trocar
O modelo será adotado a partir de 2016 para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional. Segundo o órgão, o preço será mantido.
O objetivo da mudança é ampliar o número de combinações. Segundo o DENATRAN, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro.

Fonte: G1

2 Comentários

  1. Olá pessoal, primeiramente parabéns pelo post. Muito esclarecedor!
    No caso das novas placas: Como um policial, por exemplo, irá identificar o nome do Município, sendo a informação tão pequena na placa? … Ela é facilmente lida por dispositivos eletrônicos que os policiais irão portar?
    sds.,
    Raphael Alves do Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *