Os motores dos automóveis funcionam com pequenas explosões de gasolina misturada com ar comprimido, reação que ocorre exatamente nos cilindros. As explosões movimentam um pistão, que por sua vez aciona uma sequência de engrenagens que fazem o carro andar. Quanto maiores forem as explosões, maior será a capacidade de o carro andar rapidamente. Assim, quanto maior a cilindrada de um motor, mais chances da potência ser maior também. Normalmente, os carros de passeio têm quatro cilindros. Se cada um deles tiver meio litro de capacidade volumétrica, a cilindrada total do motor será de 2 litros, ou seja, é o tal carro “2.0”.
E o que o motor em “V” tem a ver com essa história? Pois bem, nos motores normais, os cilindros costumam ficar um atrás do outro, por isso são chamados “em linha”. Já os carros V6, V8 etc. dispõem os cilindros metade de cada lado do motor. Só esse formato, isoladamente, não traz nenhuma garantia de potência maior, mas permite que mais cilindros caibam num mesmo espaço de motor. E aí sim, quanto mais cilindros o carro tiver, mais cilindrada e potência ele pode ter.
Adaptado da Revista Mundo Estranho
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