Não é de hoje que os brasileiros escutam falar sobre os inúmeros benefícios das lâmpadas de LED. De maneira geral, o produto possui durabilidade maior, emite mais luz e consome bem menos energia do que outros tipos de lâmpadas. Se comparada ao modelo incandescente, a LED consome aproximadamente 10 vezes menos energia. Mas os benefícios não param por aí. Com o passar do tempo, o produto ganhou novas versões para atender as necessidades dos consumidores. Prova disso é o modelo que vem conquistando espaço em diversos ambientes da casa: a lâmpada LED de filamento, também conhecida como LED retrô.
Com os mesmos benefícios do que as lâmpadas de LED comuns, esse produto traz um diferencial em seu formato, que remete à antiga lâmpada incandescente. Portanto, além do design compacto, a LED de filamento também apresenta longa durabilidade, não polui o meio ambiente em seu descarte (já que não possui materiais densos como mercúrio, por exemplo), tem baixa emissão de calor e não emite infravermelho e ultravioleta no facho de luz, fazendo com que não desbote , por exemplo, a cor de objetos decorativos.
Mesmo com formato muito parecido com o da lâmpada de filamento de carbono, não confunda os dois tipos! A versão de carbono, considerada um modelo incandescente, consome mais energia elétrica, possui luz mais fraca e concentra sua energia nos filamentos de carbono – o que acarreta em mais calor do que luminosidade.
Onde usar?
As lâmpadas LED de filamento podem ser utilizadas em diversos ambientes da casa, com um forte apelo decorativo. São indicadas principalmente para uso em abajures e lustres. Para um efeito mais aconchegante, aposte em modelos com efeito amarelado.
Adaptado do blog da Leroy Merlin