As lâmpadas fluorescentes são compostas por um vidro coberto por um material à base de fósforo, e dentro dela há gases inertes a baixa pressão que se ionizam quando é aplicada uma corrente elétrica, gerando luz. Elas possuem alta eficiência, boa aparência e baixo consumo de energia.
As lâmpadas fluorescentes podem ser divididas em dois grandes grupos:
- Lâmpadas Fluorescentes Compactas: indicadas para iluminação geral de ambientes residenciais e comerciais e também para iluminação decorativa por ter tamanho reduzido. Há vários modelos, a maioria dimerizável, podendo ter ou não o reator já integrado – se tiverem são chamadas de eletrônicas e caso não tenham precisarão de equipamento auxiliar para funcionar.
- Lâmpadas fluorescentes tubulares e circulares: As tubulares retas são indicadas para iluminação geral e decorativa – alguns modelos são utilizados em sancas. Há várias temperaturas de cor e necessitam de reatores. As lâmpadas de formato circular distribuem a luz de maneira uniforme e possuem design decorativo, sendo indicadas para iluminação geral. Ambas precisam de reatores para funcionar.
As lâmpadas fluorescentes podem ser usadas em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Conheça abaixo alguns exemplos de aplicação:
Adaptado de Clique Arquitetura
Leia também:
Lâmpadas Fluorescentes: a relação entre acendimentos e vida útil
A Reciclagem das Lâmpadas Fluorescentes
Quebrei uma lâmpada fluorescente: e agora?