É opcional mas não é indispensável: protetor de cárter

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Um buraco ou uma pedra inesperados, uma batida mais forte. Como conseqüência, o óleo começa a vazar. Se o motorista insistir em rodar, o motor pode fundir e, por isso, ele é obrigado a parar. A situação pode não ser muito comum, mas acontece, principalmente em cidades e estradas em que os buracos estão pelo caminho e a parte de baixo do veículo é diariamente exposta a batidas.
Localizado sob o carro, o cárter aloja o óleo que lubrifica o motor. Para protegê-lo, é preciso instalar uma estrutura metálica muito simples, mas que não acompanha a maior parte dos veículos novos vendidos no Brasil. Confira algumas perguntas frequentes sobre esse item que embora seja opcional, não deve ser dispensável:
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Para que serve o protetor de cárter?
O cárter é o reservatório de óleo do motor. Quando exposto, fica sujeito a impactos causados por pedras, buracos e lombadas, e que podem danificar o reservatório de óleo e outras partes, como quadro de suspensão, caixa de câmbio, parte inferior do radiador, mangueiras, tubo de escapamento, etc. Por isso, o protetor tem um papel fundamental na preservação mecânica do cárter. Além de colaborar com a redução de sujeira na parte inferior do motor, como lama, mato e terra, o que pode reduzir a vida útil de alguns componentes do compartimento do motor.
Ele é obrigatório?
Não. Este acessório não é obrigatório. Mas seu uso é indicado desde que o proprietário queira usufruir dos benefícios citados acima.
Existem vários modelos do acessório?
Sim. Cada veículo tem seu protetor de cárter específico.
Os veículos já saem das montadoras com o protetor de cárter?
Nem todos, mas mesmo sendo um acessório, a maioria das montadoras indica seu uso. Quando eles não saem da fábrica com o acessório, especialistas podem identificar se o veículo já possui pontos adequados para fixação do acessório, como furos roscados, prisioneiros com rosca ou buchas, ou ainda alojamentos previstos para estes tipos de fixadores.
E nos casos dos veículos que não possuem esses pontos pré-definidos?
É necessário verificar quais pontos serão utilizados na fixação do mesmo, para garantir o bom desempenho do acessório e não causar danos estruturais que comprometam a segurança do veículo.
Onde posso comprar um protetor de cárter? Qual é a vantagem de comprar diretamente da concessionária?
Os protetores são comercializados em distribuidores, lojistas e concessionárias. A vantagem de comprar o produto diretamente na concessionaria é que o carro estará protegido desde o momento da compra. No entanto, é fundamental adquirir um protetor com projeto de engenharia qualificado, pontos de fixação  adequados, qualidade na chapa utilizada e nos pontos de solda. Estes itens vão garantir o excelente desempenho do protetor.
Onde devo instalar o acessório quando o veículo não sai da concessionária com ele?
Em lojas autorizadas ou oficinas mecânicas com instaladores treinados e capacitados.
De que material o acessório é feito?
Chapas em aço carbono, nas espessuras que variam de 1 a 2 mm, dependendo do modelo e aplicação do veículo. Elas promovem a resistência mecânica contra impactos e contam também com a pintura EPOX Eletrostática, que aumenta ainda mais a qualidade e durabilidade do produto.
Qual é a média de durabilidade de um protetor de cárter? É preciso trocar o acessório de tempos em tempos?
A durabilidade varia conforme os cuidados e utilização do veículo. No entanto, é preciso trocar o protetor caso ele não esteja em boas condições, para que o reservatório de óleo do motor seja preservado.

Com informações do Carro Online e Autoesporte

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