A decoração dos festejos de São João requer cuidados redobrados no tocante a acidentes com a rede elétrica. As festas com bandeirinhas, fogueiras e queima de fogos de artifícios devem seguir normas técnicas para evitar acidentes, segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce).
“Os enfeites deixam a festa mais alegre. Porém, bandeiras e fitas podem oferecer riscos se colocadas de maneira incorreta. Jamais se deve, por exemplo, utilizar a fiação elétrica da rua como sustentação“, explica Marcony Melo, especialista em Eficiência Energética.
Segundo Marcony, o manuseio de objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica pode causar choque elétrico e até levar a morte. O ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos.
Além de ter cuidado para não tocar nos fios da rede elétrica, a amarração das bandeirinhas de São João deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica. Já as barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância de 1,5m (horizontal) da rede elétrica, seguindo referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para instalações elétricas em festas de São João, a população deve contratar profissionais qualificados, que não façam ligações clandestinas – perigosas por sobrecarregarem a rede elétrica e provocarem acidentes. O levantamento de carga deve ser feito com antecedência e a companhia elétrica da região deve ser acionada para a ligação.
DICAS
- Nas ligações internas de barracas, evite emendas mau feitas, abuso no uso dos “T”s e gambiarras
- No carro de paredões de som, mantenha distância da rede elétrica para evitar choques
- Não solte balão; a prática é crime e fazer isso perto da rede elétrica é mais perigoso
- Não prepare fogueiras perto da fiação elétrica
- Utilize somente os fogos de artifícios comprados em lojas autorizadas (apenas os adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância segura das pessoas)
- Não solte fogos em lugares fechados ou perto da rede de energia
Em caso de acidente:
- O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de pessoas
- Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada para, assim, manter a segurança e a integridade física dos presentes
- Jamais toque fios partidos
- Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Companhia de Energia.
Com informações de O Povo